Detalhes do Documento

Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco

Autor(es): Araújo, André Filipe Peixoto cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7321

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação musical; Técnicas instrumentais; Técnicas musicais; Viola


Descrição
Este projeto educativo consistiu na otimização do estudo individual de estudantes de viola d!arco. O projeto foi dirigido a três alunas com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos de idade do ensino básico do curso oficial de viola d!arco do Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa e da Academia de Música de Santa Cecília. Este projeto foi estruturado em duas fases, Fase Preliminar e Fase de Otimização. Na Fase Preliminar observou-se o estudo individual das alunas participantes através de equipamento audiovisual, tendo-se identificado os problemas relacionados com o estudo individual e, na Fase de Otimização, pretendeu-se solucionar os problemas detetados, através da implementação de estratégias metacognitivas que visassem o desenvolvimento de competências musicais. Foi possível observar problemas que ocorreram no estudo e a sua resolução através de estratégias implementadas. Verificou-se que a implementação de estratégias no estudo individual fomenta o desenvolvimento da organização do estudo e de estratégias metacognitivas que podem conduzir a uma otimização da performance This educational project consisted on the optimization of individual study for students of Viola. The project was directed to three students aged between 14 to 15 attending the official course of viola at Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa and Academia de Música de Santa Cecília. The project was structured into two different stages, Preliminary Stage and Optimization Stage, whereas in the first one aimed the analysis through direct observation and video recording of the study promoted by the different pupils in order to identify some of the problems that prevent pupils to develop their musical skills and performance. In the second stage of the project some study strategies were implemented in order to promote the development of skills and cognitive strategies to minimize handicaps on students practice. We could come to the conclusion that the implementation of specific and monitored strategies during individual study encourages and develops the sense of organization and increases the use of meta-cognitive strategies that can lead to optimization of performance. Mestrado em Ensino de Música
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Sara
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia