Author(s):
Ferreira, Carlos Manuel da Silva
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7306
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão de marketing; Gestão estratégica; Estratégia empresarial; Identidade organizacional; Marcas comerciais; Indústria têxtil: Guimarães (Portugal)
Description
O Sector Têxtil tem sido analisado e investigado por diversas áreas desde o
Design ao Marketing, passando pela Economia e pela Gestão em diferentes
posicionamentos (Tecnologia, Recursos Humanos, Inovação, etc.). O sector
têxtil é um dos principais sectores da Indústria Transformadora Portuguesa
evidenciando-se pelo volume de facturação e pela mão-de-obra utilizada.
Assim este projecto pretende destacar a importância da Gestão do Design
aplicado ao tecido Industrial Têxtil Português, permitindo um contributo para
uma futura mudança de pensamento estratégico, onde o design deve ser visto
e entendido dentro das empresas como uma disciplina de resolução de
problemas, devido à incorrecção da estética e atribuição de significado nos
seus produtos/serviços. A temática aborda ainda a Gestão da Marca tendo em
conta os grandes desafios do mercado global, a concorrência, o nível do
produto e da própria comunicação. Deste modo, pretendeu-se avaliar e
monitorizar a utilização do Design na empresa ao nível do investimento e
retorno através da “Escada do Design”. Esta avaliação permitiu reajustar e
definir uma estratégia, identificando os valores dos produtos e da sua
comunicação, bem como os seus factores de competitividade. The textile sector has been analyzed and investigated by several areas from
Design to Marketing, through Economy and Management in different positions
(Technology, Human Resources, Innovation, etc.). The textile sector is one of
the main sectors of the portuguese manufacturing industry, seen by the sales
volume and manpower used. Thus, this project aims to highlight the importance
of design management applied to the Portuguese Industrial Textile sector,
allowing a contribution to a future change in strategic thinking, where design
should be seen and understood within the company as a solving problem
discipline, due to inaccuracy of aesthetics and meaning attribution in their
products / services. This work also addresses the Brand Management given
the great challenges of global market competition, product level and
communication itself. Thus, we intended to evaluate and monitorize the use of
design within the company at the level of investment and return by the "Ladder
of Design". This evaluation allowed to set a strategy, identifying the product
values and their communication, as well as their competitiveness factors. Mestrado em Design
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Providência, Francisco; Sousa, Álvaro José Barbosa de