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Gestão estratégica de uma marca: estudo de caso Coelima

Autor(es): Ferreira, Carlos Manuel da Silva cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7306

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Gestão de marketing; Gestão estratégica; Estratégia empresarial; Identidade organizacional; Marcas comerciais; Indústria têxtil: Guimarães (Portugal)


Descrição
O Sector Têxtil tem sido analisado e investigado por diversas áreas desde o Design ao Marketing, passando pela Economia e pela Gestão em diferentes posicionamentos (Tecnologia, Recursos Humanos, Inovação, etc.). O sector têxtil é um dos principais sectores da Indústria Transformadora Portuguesa evidenciando-se pelo volume de facturação e pela mão-de-obra utilizada. Assim este projecto pretende destacar a importância da Gestão do Design aplicado ao tecido Industrial Têxtil Português, permitindo um contributo para uma futura mudança de pensamento estratégico, onde o design deve ser visto e entendido dentro das empresas como uma disciplina de resolução de problemas, devido à incorrecção da estética e atribuição de significado nos seus produtos/serviços. A temática aborda ainda a Gestão da Marca tendo em conta os grandes desafios do mercado global, a concorrência, o nível do produto e da própria comunicação. Deste modo, pretendeu-se avaliar e monitorizar a utilização do Design na empresa ao nível do investimento e retorno através da “Escada do Design”. Esta avaliação permitiu reajustar e definir uma estratégia, identificando os valores dos produtos e da sua comunicação, bem como os seus factores de competitividade. The textile sector has been analyzed and investigated by several areas from Design to Marketing, through Economy and Management in different positions (Technology, Human Resources, Innovation, etc.). The textile sector is one of the main sectors of the portuguese manufacturing industry, seen by the sales volume and manpower used. Thus, this project aims to highlight the importance of design management applied to the Portuguese Industrial Textile sector, allowing a contribution to a future change in strategic thinking, where design should be seen and understood within the company as a solving problem discipline, due to inaccuracy of aesthetics and meaning attribution in their products / services. This work also addresses the Brand Management given the great challenges of global market competition, product level and communication itself. Thus, we intended to evaluate and monitorize the use of design within the company at the level of investment and return by the "Ladder of Design". This evaluation allowed to set a strategy, identifying the product values and their communication, as well as their competitiveness factors. Mestrado em Design
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Providência, Francisco; Sousa, Álvaro José Barbosa de
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