Autor(es):
Pedro, A.
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7260
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Violência; Escola; Prevenção
Descrição
Este estudo trata da questão da violência escolar, quer a que ocorre na escola, fruto de pressões externas, culturais, sociais e familiares, quer a decorrente das estruturas de funcionamento e organização da própria escola, reflectindo-se em todos os que nela vivem e participam.
No entanto, apesar de esta última forma de violência a que nos referimos -a violência institucional- ser a menos frequentemente referida, consideramos, por isso, fundamental intervir ao nível da formação inicial de professores, com o objectivo de melhorar a capacitação destes futuros profissionais permanentemente sujeitos à inovação educacional.
Neste sentido, não quisemos deixar de contribuir para este objectivo através da criação do módulo de formação inicial, por nós desenvolvido, A violência na escola: formar para intervir, intervir para prevenir, no âmbito do Projecto Europeu NOVAS RES - Rede europeia de luta contra a violência na escola.
Assim, abordar a questão da violência da e na escola mais não constitui do que uma oportunidade para reflectir sobre as suas finalidades e dinâmicas, bem como sobre a sua organização e funcionamento por forma a redefinir o modo, as exigências e as condições de vida dos cidadãos que a integram, bem como o papel que desejam vir a desempenhar na sociedade que os integra, reconhecendo os sujeitos como produtores de sentido(s).