Author(s):
Brites, Sofia Silva
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/726
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Biotecnologia; Microbiologia; Laboratórios; Ensino secundário
Description
Actualmente, é imperativo um ensino das Ciências orientado para a sociedade,
para tal, centrado no indivíduo e que contribua para a formação de cidadãos
informados e participativos que possam assumir responsabilidades pelas suas
decisões face à resolução de problemas científicos e tecnológicos.
As áreas de aplicação da Biotecnologia e da Microbiologia são muito variadas
e delas surge a importância e o impacto que estas Ciências têm.
O ensino da Biotecnologia e da Microbiologia, na disciplina de Biologia do 12º
ano de escolaridade, promove o interesse dos alunos e motiva-os para o
estudo da Biologia, dado que estas áreas abordam temas da actualidade. No
entanto, por serem áreas em desenvolvimento, torna-se difícil adoptar
metodologias adequadas para o seu ensino.
A presente investigação pretende dar uma visão inovadora no que se refere à
implementação no ensino secundário de actividades laboratoriais na área da
Biotecnologia e da Microbiologia. Deste modo, efectuou-se uma recolha e
análise de opiniões dos professores do 11º grupo B, Biologia e Geologia,
acerca do ensino das Ciências e da aplicabilidade do Trabalho Prático no
processo de ensino-aprendizagem.
Considerando os objectivos e princípios orientadores do actual programa da
disciplina de Biologia do 12º ano, procedeu-se à concepção, construção e
optimização de procedimentos experimentais para o ensino da Biotecnologia,
tendo em conta a realidade das escolas portuguesas, a nível da
disponibilidade de material e de tempos lectivos. A escolha dos procedimentos
experimentais foi direccionada de forma a privilegiar actividades que
favorecem: o estudo de situações-problema com interesse para os alunos num
contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); a explicitação e discussão
das ideias dos alunos, face às situações colocadas; a argumentação e a
reflexão sobre possíveis modelos explicativos; e o desenvolvimento de valores
e atitudes de responsabilização pessoal e social. No final é apresentado um
Guia do Professor, que se pretende que seja um material de apoio
enriquecedor das práticas pedagógicas dos professores de Biologia.
ABSTRACT: Presently, Science education should be guided for the society, thus, focused in
the individual, contributing to the formation of informed and participant citizens
who can assume responsibilities in the resolution of scientific and technological
problems.
The importance and impact that Biotechnology and Microbiology have
nowadays is due to their wide areas of application.
Teaching Biotechnology and Microbiology, in the school discipline of Biology in
the 12th grade, promotes the interest of the students and motivates them
towards the study of Biology, given that these areas approach current subjects.
However, due to their quick development, it becomes increasingly difficult to
adopt methodologies adjusted to teaching them.
This study aimed mostly to give an innovative vision for the implementation of
laboratorial activities in the areas of Biotechnology and Microbiology in high
school. In this manner, opinions from teachers of the 11th group B, Biology and
Geology, concerning the teaching of Sciences and the applicability of the
Practical Work in the teaching-learning process, were gathered and analysed.
Considering the objectives and guiding principles of the current program of
Biology for the 12th grade, experimental procedures for the teaching of
Biotechnology were conceptualized, created and optimized, taking into account
the reality of the Portuguese schools, regarding material and time availability.
Experimental procedures were selected favouring the activities that promoted:
the study of problem-situations, with interest for the students in a Science,
Technology and Society (STS) context; the exposure and discussion of
students ideas towards the situations presented; the argumentation and
reflection on possible clarifying models; and the development of values and
attitudes of personal and social responsibility. In the end, a Teacher's Guide is
presented, which intends to be a supporting material that enriches Biology
teaching practices.