Autor(es):
Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7226
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Professores do básico 1º ciclo; Ensino das ciências; Educação científica; Recursos educativos; Actividades em ciências
Descrição
A educação integral ao longo da vida de todos os indivíduos, em contextos
formais, não formais e informais, com vista ao desenvolvimento inteligente,
sustentável e inclusivo das nações é, actualmente, uma recomendação
unânime de entidades e organizações a nível internacional (ex. UNESCO,
UNICEF, NU, OCDE, OEI, UE). Neste âmbito, destaca-se o papel fulcral da
literacia científica dos indivíduos, como motor do crescimento, produtividade e
competitividade dos países e como um dos pilares basilares para o exercício
de uma cidadania consciente na vida política, social e cultural.
Para alcançar tais propósitos é necessário uma forte aposta numa educação
de qualidade desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Para tal, é
fundamental: (re)pensar perspectivas de educação, de ensino e de
aprendizagem; dar reposta às amplamente reconhecidas necessidades de
formação inicial e continuada de professores; e assegurar a existência de infraestruturas
e recursos de suporte à concretização de tais anseios.
O presente estudo pretende ser um contributo para a operacionalização de tais
intenções, no campo particular da educação em ciências ao nível do ensino
básico, tendo subjacente uma perspectiva de abordagem integrada e
integradora da educação em ciências.
O percurso de investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvido incidindo
em dois focos fundamentais: (i) o desenvolvimento de infra-estruturas e
recursos de suporte à educação em ciências e (ii) o desenvolvimento de um
programa de formação continuada para professores do 1º CEB de educação
em ciências na perspectiva considerada.
Assim uma das grandes finalidades do estudo foi desenvolver (conceber,
planificar, implementar e validar) um Centro Integrado de Educação em
Ciências (CIEC) como parte integrante de uma escola do 1ºCEB. Partindo de
orientações da literatura, da proficiência da equipa multidisciplinar e dos
contributos de avaliadores externos procedeu-se ao desenvolvimento do
conceito CIEC e respectivo espaço físico de suporte: espaço de educação
formal - laboratório de ciências para o 1ºCEB; espaço de educação não formal
– Centro de Ciência do CIEC.A segunda grande finalidade do estudo, foi o desenvolvimento (concepção,
planificação, implementação e avaliação) de um programa de formação
continuada que habilitasse os professores do 1ºCEB a desenvolverem
actividades integradas de educação em ciências (AIEC). Tendo por base as
orientações da literatura, bem como a caracterização das práticas,
necessidades e expectativas dos professores-formandos, concebeu-se,
planificou-se e implementou-se o programa de formação. A avaliação do
programa efectuou-se tendo por base a análise dos dados recolhidos através
de fontes distintas, e o seu cruzamento com recurso a métodos, técnicas e
instrumentos diversificados.
Assumindo-se como um contributo para a melhoria da educação em ciências
nos primeiros anos de escolaridade, o presente estudo apresenta como
resultados orientações para: o desenvolvimento de laboratórios em escolas do
1ºCEB; o desenvolvimento de centros de ciência, e ou espaços de educação
não formal similares, e respectivo funcionamento; a implementação de
actividades integradas da educação em ciências; o desenvolvimento de
programas de formação continuada de professores; o processo de auto e
hetero avaliação de práticas de professores no que respeita ao ensino das
ciências em contextos formal e não formal. A lifelong integrated education of every individual, in formal, non formal and
informal context, whith a view to an intelligent, sustainable and inclusive
development is presently, an unanimous recommendation of international,
entities and organizations (eg. UNESCO, UNICEF, UN, OECD, OEI, EU). In
this context, the central role of scientific literacy of individuals, can be oversized
as the driving force of development, productivity and competitiveness of nations
and as one of the pillars of the exercise of citizenship activities in political,
social and cultural life.
To achieve these purposes it is necessary a strong emphasis on a quality
education from the earliest years of life.To do this, is fundamental: (re) thinking
perspectives in education, teaching and learning; response to the widely
recognized need for initial and in service teachers training; and ensure the
existence of infrastructure and resources that support the achievement of such
aspirations.
This study is intended as a contribution to the operationalization of these
intentions in the particular field of science education at the primary school, with
an underlying perspective of integrated and inclusive education in sciences.
The journey of research, qualitative, was developed focusing on two
fundamental key: (i) the development of infrastructure and resources to support
science education and (ii) the development of a program of in service primary
teachers training in science education, underlying the considered perspective.
So, one of the major purposes of the study was to develop (design, plan,
implement and validate) an Integrated Centre of Science Education (CIEC) as
part of a primary school. Based on guidelines from the literature, the expertise
of the multidisciplinary team and the contributions of external evaluators
proceeded to develop the concept CIEC and its physical space support, space
of formal education - science lab for primary school, space of non formal -
Science Centre of CIEC.
The second major purpose of the study was the development (design,
planning, implementation and evaluation) of a in service teachers training
program that would enable primary teachers to develop integrated activities in
science education (AIEC).Based on guidelines from the literature, as well as the characterization of the
trainees teachers practices, their needs and expectations, was conceived,
planned and implemented the training teachers program The evaluation of the
program was carried out based on the analysis of data collected through
diferent sources, and its intersection using distinct methods, techniques and
diversified instruments.
Assuming as a contribution to the improvement of science education in the
early years of schooling, this study presents as a result, guidelines for: the
development of primary school laboratories; the development of science
centres, and or similar spaces of non-formal science education, and their
running; the implementation of integrated activities in science education; the
development of in service teachers training programs; the self and straight
assessment of teachers' practices regarding the teaching of science in formal
and non formal contexts. Doutoramento em Didáctica e Formação