Detalhes do Documento

Contos e jogos: "pensa e faz tu próprio, estúpido"

Autor(es): Rocha, Liliana Maria Araújo da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7143

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino multimédia; Motivação para a aprendizagem; Motivação dos alunos; Videojogos - Design; Jogos educativos; Interacção homem-computador


Descrição
Esta dissertação irá analisar o papel dos videojogos de aventura gráfica no processo didáctico, com o objectivo de compreender como é possível potenciar a aprendizagem através de novas abordagens às aventuras gráficas. Para sustentar esta pesquisa foi desenvolvido um projecto conceptual de uma aventura gráfica, baseado no livro "As Aventuras de João Sem Medo" (Ferreira, 2009), sendo uma das principais premissas recorrer à plasticidade do desenho, tirando partido das tradicionais animações 2D. Recorrendo aos estudos efectuados por Marc Prensky relativamente à aprendizagem nos videojogos, aos princípios de aprendizagem de Paul Gee, e aos estudos de Sir Ken Robinson acerca do ensino através do estímulo da criatividade, teve-se como objectivo a criação de um artefacto interactivo visando uma nova reestruturação dos videojogos de aventura, trazendo novos paradigmas de interacção para os clássicos jogos de aventura “point-andclick”. This dissertation examines the role of graphic adventure games on the didactic process, aiming to understand how it is possible to enhance learning through new approaches to graphic adventure games. For this research it has been developed a conceptual project of a graphic adventure game, based on the book “As Aventuras de João sem Medo” (ing. “The Adventures of Fearless John”) (Ferreira, 2009), being one of the main premises to resort to the plasticity of the traditional drawing, recalling the old-school 2D animations. Taking reference of studies by Marc Prensky on learning through video games, Paul Gee’s learning principles (Gee, 2003), and studies by Sir Ken Robinson on education by stimulating creativity, this data was applied into the creation of an interactive artifact aiming for a new restructuration of the graphic adventure gameplay, bringing new interaction paradigms to the classic “point-and-click” adventure. Mestrado em Design
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Zagalo, Nelson Troca; Dias, Luís Nuno Coelho
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia