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A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre...

Autor(es): Pedro, Ana Paula cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6979

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Estereótipos/igualdade de oportunidades; Coeducação/género; Cidadania democrática


Descrição
A importância do papel do professor no séc. XXI enquanto agente de mudança nunca foi tão visível e tão decisivo para a formação de novas mentalidades como nos dias de hoje (Unesco,1996).Tal papel requer, por exemplo, a promoção de comportamentos de cidadania democrática que não estabeleça distinções entre rapazes e raparigas, mulheres e homens, quanto ao contributo de cada um na participação/construção de uma sociedade que, afinal, é de todos.Mas, apesar de, formalmente, a escola actual pretender ser uma escola democrática, a investigação tem demonstrado que esta, muito frequentemente, reproduz e fortalece os valores dos modelos tradicionais de género (Fernandes,1997;Thorne,1993).Neste sentido, intervir ao nível da formação inicial promovendo um paradigma alternativo – educador e professor reflexivo - , reveste-se de uma importância crucial pelas repercussões daí provenientes ao nível do(s) projecto(s) interventivo(s) nas futuras escolas de cada um. Foi o que procuramos fazer através da nossa proposta de coeducação no espaço universitário na disciplina de Ética e Educação para a Cidadania, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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