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O ciclo 3-8 anos: a primeira inclusão na educação básica

Autor(es): Meireles-Coelho, Carlos cv logo 1 ; Ferreira, Ana Bela cv logo 2 ; Ferreira, Lúcia cv logo 3 ; Sousa, Sofia cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6961

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): ciclo 3/8 anos; Inclusão; Educação básica,; Continuidade na aprendizagem


Descrição
A escolaridade obrigatória começou por focar a alfabetização associada ao ler, escrever e contar. Com o desenvolvimento das sociedades preconiza-se a educação de todos com a satisfação das suas necessidades básicas de aprendizagem, exigindo uma educação pessoal e social desde mais cedo e durante mais tempo. Ao conceito tradicional de ensino primário e educação pré-escolar sucede o conceito de educação básica dos 3/4 aos 11/12 anos (ou um pouco menos) e dentro desta surge como inovação estratégica privilegiada o ciclo 3-8. Pretende-se contribuir para uma educação que promova o desenvolvimento sustentável, de todos e de cada um, a nível pessoal e social para a saúde e para o ambiente a partir da junção da educação pré-escolar com os primeiros anos da educação escolar considerando a idade dos três aos oito anos como o grande desafio para a concretização da primeira etapa de educação básica de qualidade para todos, em que se aprende a respeitar o ritmo individual de cada um.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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