Detalhes do Documento

Avaliação nasométrica de crianças surdas

Autor(es): Castro, Daniela Moura Portugal Bastos de cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6844

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Produção da fala; Surdos; Implantes cocleares; Crianças


Descrição
O presente trabalho teve como principal objectivo testar a aplicabilidade clínica do Nasómetro em crianças com surdez. Mais concretamente, foram avaliadas as diferenças entre crianças normo-ouvintes e crianças surdas ao nível da ressonância nasal. Para além disso, foi estudado o efeito da utilização de diferentes tecnologias de apoio (prótese auditiva vs. implante coclear) e de diferentes estímulos de fala (sílabas, palavras e frases) nos valores de nasalância. Tendo em conta as especificidades do Português Europeu, no que respeita à nasalidade, foram criados três sub-testes: repetição de sílabas, nomeação de imagens e leitura de frases. A escolha dos estímulos obedeceu a critérios de ausência ou saturação de segmentos nasais. Foram recolhidos dados de 22 crianças normo-ouvintes e de 14 crianças surdas (7 beneficiárias de prótese auditiva e 7 com implante coclear), usando o Nasómetro. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre o grupo normoouvinte e o grupo com implante coclear para todos os estímulos orais, o que sugere uma tendência para a hipernasalidade. Para além disso, não se verificaram diferenças entre o grupo com prótese auditiva e o grupo normoouvinte em nenhum dos estímulos testados. Os resultados obtidos evidenciaram ainda uma grande variabilidade inter-sujeitos, principalmente no grupo com implante coclear. Relativamente às diferenças entre estímulos, as sílabas, quando comparadas com as frases e as imagens, apresentaram valores de nasalância superiores. Os valores de nasalância obtidos pelo grupo normo-ouvinte seguiram o mesmo padrão de nasalância de outros estudos de nasometria para o português europeu. O Nasómetro poderá ser útil como medida de avaliação nasométrica em crianças normo-ouvintes e surdas, complementando a avaliação auditivoperceptiva da ressonância nasal. This work had as its main goal to test the nasometer clinical application in deaf children. I have ensued an evaluation of the differences on nasal resonance among children with normal hearing and deaf children. Moreover, it was studied the effect of using different support technologies (hearing aid vs cochlear implant) and different speach stimuli (syllable, words and sentences) regarding the nasalance scores. Considering the specificity of the European Portuguese language regarding nasalance three sub-tests were used: syllable repetition, naming images and reading sentences. The stimuli choice complied with criterion of lacking or saturation of nasal segments. The collection of data of 22 normal hearing children and 14 deaf children (7 children with hearing aid and 7 with cochlear implant) by using a nasometer. The results are a clear evidence of the significant differences between the normal hearing children group and the ones with cochlear implants (regarding all oral speech stimuli). This fact suggests a predisposition to hipernasality. Furthermore, there are no other differences between the group using hearing aid and the one with normal hearing. The results achieved are also an indication of a huge intersubject variability, mainly among children with cochlear implants. Regarding the differences between the stimuli used, when syllables are compared to sentences and to images, they offer superior nasalance scores. Nasalance scores obtained from children with normal hearing have followed the same nasalance pattern found in other nasometry studies for the European Portuguese language. The Nasometer can be useful as a measure for nasometric evaluation of deaf children and of children with normal hearing. This will enhance the perceptive auditive results. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia