Autor(es):
Castro, Daniela Moura Portugal Bastos de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6844
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Produção da fala; Surdos; Implantes cocleares; Crianças
Descrição
O presente trabalho teve como principal objectivo testar a aplicabilidade clínica
do Nasómetro em crianças com surdez. Mais concretamente, foram avaliadas
as diferenças entre crianças normo-ouvintes e crianças surdas ao nível da
ressonância nasal. Para além disso, foi estudado o efeito da utilização de
diferentes tecnologias de apoio (prótese auditiva vs. implante coclear) e de
diferentes estímulos de fala (sílabas, palavras e frases) nos valores de
nasalância.
Tendo em conta as especificidades do Português Europeu, no que respeita à
nasalidade, foram criados três sub-testes: repetição de sílabas, nomeação de
imagens e leitura de frases. A escolha dos estímulos obedeceu a critérios de
ausência ou saturação de segmentos nasais. Foram recolhidos dados de 22
crianças normo-ouvintes e de 14 crianças surdas (7 beneficiárias de prótese
auditiva e 7 com implante coclear), usando o Nasómetro.
Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre o grupo normoouvinte
e o grupo com implante coclear para todos os estímulos orais, o que
sugere uma tendência para a hipernasalidade. Para além disso, não se
verificaram diferenças entre o grupo com prótese auditiva e o grupo normoouvinte
em nenhum dos estímulos testados. Os resultados obtidos
evidenciaram ainda uma grande variabilidade inter-sujeitos, principalmente no
grupo com implante coclear.
Relativamente às diferenças entre estímulos, as sílabas, quando comparadas
com as frases e as imagens, apresentaram valores de nasalância superiores.
Os valores de nasalância obtidos pelo grupo normo-ouvinte seguiram o mesmo
padrão de nasalância de outros estudos de nasometria para o português
europeu.
O Nasómetro poderá ser útil como medida de avaliação nasométrica em
crianças normo-ouvintes e surdas, complementando a avaliação auditivoperceptiva
da ressonância nasal. This work had as its main goal to test the nasometer clinical application in deaf
children. I have ensued an evaluation of the differences on nasal resonance
among children with normal hearing and deaf children. Moreover, it was studied
the effect of using different support technologies (hearing aid vs cochlear
implant) and different speach stimuli (syllable, words and sentences) regarding
the nasalance scores.
Considering the specificity of the European Portuguese language regarding
nasalance three sub-tests were used: syllable repetition, naming images and
reading sentences. The stimuli choice complied with criterion of lacking or
saturation of nasal segments. The collection of data of 22 normal hearing
children and 14 deaf children (7 children with hearing aid and 7 with cochlear
implant) by using a nasometer.
The results are a clear evidence of the significant differences between the
normal hearing children group and the ones with cochlear implants (regarding
all oral speech stimuli). This fact suggests a predisposition to hipernasality.
Furthermore, there are no other differences between the group using hearing
aid and the one with normal hearing. The results achieved are also an
indication of a huge intersubject variability, mainly among children with cochlear
implants.
Regarding the differences between the stimuli used, when syllables are
compared to sentences and to images, they offer superior nasalance scores.
Nasalance scores obtained from children with normal hearing have followed the
same nasalance pattern found in other nasometry studies for the European
Portuguese language.
The Nasometer can be useful as a measure for nasometric evaluation of deaf
children and of children with normal hearing. This will enhance the perceptive
auditive results. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição