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Sublimação do vazio: a fragmentação da narrativa na vídeo-Arte

Autor(es): Pinheiro, Joana Isabel da Costa Gouveia cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6789

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Criação artística; Produção cinematográfica; Estética cinematográfica; Vídeo


Descrição
A imagem de vídeo como time-based media partilha a linguagem e a morfologia do cinema e da televisão. No contexto da vídeo-instalação, este meio alterou a forma como o observador se relaciona com a imagemmovimento, explorando as noções de tempo (duração, velocidade, instantaneidade, raccord) e espaço (enquadramento, imersão, simultaneidade), que são condicionalismos inerentes ao meio. A vídeoinstalação joga permanentemente com conceitos como percepção, presença e ausência, espaço vivido e espaço da imagem, real e ficção, desmaterialização e imersão, reformulando o papel dos espaços institucionais de exposição (a galeria, o museu), numa estratégia de aproximação do observador à obra. Sendo um reflexo da própria condição pós-moderna, a vídeo-arte incorpora noções como a transitoriedade, a fragmentação, a repetição, a apropriação e a multiplicidade de narrativas. A introdução dos meios de pós-produção digital, nomeadamente das ferramentas de edição não-lineares, alterou a forma como se concebe e desenvolve a criação artística em vídeo, veiculando uma novanarrativa fragmentária e aberta. Video image as time-based media shares the language and morphology of cinema and television. In the context of video installation, this medium has changed the way the observer relates to the image-movement, exploring the concepts of time (duration, speed, immediacy, raccord) and space (framing, immersion, simultaneity), which are constraints inherent to the medium. The video installation permanently plays with concepts such as perception, presence and absence, lived space and image space, real and fiction, dematerialization and immersion, reshaping the role of the exhibitive institutions (the gallery, the museum), strategically approaching the observer to the work of art. Being a reflection of the postmodern condition itself, video art incorporates notions as transitivity, fragmentation, authorship, repetition and the multiplicity of narratives. The introduction of digital post-production, in particular of nonlinear editing tools, has changed the way artistic creation in video is conceived and developed, conveying a fragmentary and open new narrative. Mestrado em Criação Artística Contemporânea
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Bastos, Paulo Bernardino das Neves
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