Autor(es):
Pinheiro, Joana Isabel da Costa Gouveia
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6789
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Criação artística; Produção cinematográfica; Estética cinematográfica; Vídeo
Descrição
A imagem de vídeo como time-based media partilha a linguagem e a
morfologia do cinema e da televisão. No contexto da vídeo-instalação, este
meio alterou a forma como o observador se relaciona com a imagemmovimento,
explorando as noções de tempo (duração, velocidade,
instantaneidade, raccord) e espaço (enquadramento, imersão,
simultaneidade), que são condicionalismos inerentes ao meio. A vídeoinstalação
joga permanentemente com conceitos como percepção, presença e
ausência, espaço vivido e espaço da imagem, real e ficção, desmaterialização
e imersão, reformulando o papel dos espaços institucionais de exposição (a
galeria, o museu), numa estratégia de aproximação do observador à obra.
Sendo um reflexo da própria condição pós-moderna, a vídeo-arte incorpora
noções como a transitoriedade, a fragmentação, a repetição, a apropriação e a
multiplicidade de narrativas. A introdução dos meios de pós-produção digital,
nomeadamente das ferramentas de edição não-lineares, alterou a forma como
se concebe e desenvolve a criação artística em vídeo, veiculando uma novanarrativa
fragmentária e aberta. Video image as time-based media shares the language and morphology of
cinema and television. In the context of video installation, this medium has
changed the way the observer relates to the image-movement, exploring the
concepts of time (duration, speed, immediacy, raccord) and space (framing,
immersion, simultaneity), which are constraints inherent to the medium. The
video installation permanently plays with concepts such as perception,
presence and absence, lived space and image space, real and fiction,
dematerialization and immersion, reshaping the role of the exhibitive institutions
(the gallery, the museum), strategically approaching the observer to the work of
art.
Being a reflection of the postmodern condition itself, video art incorporates
notions as transitivity, fragmentation, authorship, repetition and the multiplicity
of narratives. The introduction of digital post-production, in particular of nonlinear
editing tools, has changed the way artistic creation in video is conceived
and developed, conveying a fragmentary and open new narrative. Mestrado em Criação Artística Contemporânea