Document details

SIC K no facebook: dinamização e participação das crianças

Author(s): Moutinho, Tiago da Conceição cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/6605

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Comunicação multimédia; Comunicação audiovisual; Programas televisivos; Televisão; Internet; Redes sociais; Estratégias de comunicação; Crianças em idade escolar; Adolescentes


Description
A convergência entre televisão e Internet é uma realidade que pode potenciar a participação ativa dos telespectadores com os responsáveis pela programação. O canal temático da SIC, o SIC K, único canal português especializado em programação infanto-juvenil é um exemplo desta convergência, que utiliza o Facebook como estratégia de dinamização da participação ativa e fidelização dos seus telespectadores. A dissertação que se apresenta tem por finalidade elaborar um estudo de caso que contribua para a o estudo das estratégias de comunicação com os públicos infanto-juvenis ou outros potenciais espectadores do canal SIC K, no Facebook. Pretende-se ainda avaliar o impacto dessas estratégias na participação ativa dos referidos públicos, no Facebook do SIC K . Neste sentido definiram-se dois conjuntos de objectivos, os relativos à participação da equipa SIC K no Facebook e os relativos à participação de públicos infanto-juvenis e outros (telespectadores), no Facebook do canal SIC K. Relativamente à equipa SIC K pretende-se identificar quais são os temas dominantes da estratégia de participação, nomeadamente, sobre os temas: programação; quotidiano; eventos; inter-relação com os participantes e frequência de participação. Relativamente aos participantes (telespectadores do SIC K) no Facebook pretende-se identificar: a natureza da relação da participação destes com os temas colocados pela equipa do SIC K, nomeadamente: programação, quotidiano, eventos, natureza da relação (exterior ou implicada) dos temas da sua participação com os temas da equipa do SIC K. The convergence between television and the Internet is a reality that can enhance the active participation of viewers with the charge of programming. The SIC thematic channel, the SIC K, is the only Portuguese channel specialized in juvenile programming is an example of this convergence, which uses Facebook as a strategy for fostering the active participation and loyalty of its viewers. The paper presented here is intended to prepare a case study that contributes to the study of communication strategies with young audiences or potential viewers of the SIC K, on Facebook. Also it assess the impact of these strategies in the active participation of the public referred to in the SIC K Facebook. For that reason we defined two sets of objectives, first in respect to the SIC K team regarding the participation on Facebook and second to the participation of public on the SIC K Facebook page. In respect to the SIC K team we aim to identify which are the dominant themes of the participation strategy, particularly on the topics: programming; day-to-day life, events, inter- relationship between participants and frequency of participation. For viewers of the SIC K which participate on Facebook is intended to identify: the nature of the participation of these issues on the team in the SIC K, including: programming, daily life, events, nature of the relationship (outside or implied) of themes of his involvement with the issues triggered by the SIC K team. Mestrado em Comunicação e Multimédia
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Maria da Conceição Oliveira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU