Autor(es):
Frota, Ana Paula da Rocha Alves
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6004
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Administração do ensino; Educação comparada - Ensino secundário - Lisboa (Portugal); Ensino oficial; Ensino particular; Cultura organizacional
Descrição
A presente investigação tem como objecto a cultura profissional docente e a
gestão escolar das escolas públicas e privadas em estudo comparado. Entre a
cultura organizacional e a cultura profissional existe uma relação dialéctica em
que os dois tipos de cultura se influenciam reciprocamente. Em nossa opinião,
a cultura profissional docente é influenciada pela cultura da organização,
dependendo esta da gestão e liderança escolares.
Ao pretendermos comparar a cultura docente no ensino público e privado
teremos que analisar primeiro as problemáticas inerentes aos dois tipos de
instituição, no que as aproxima e no que as distingue, não só, no que se refere
ao seu funcionamento e organização, mas também ao tipo de cultura escolar e
cultura docente dominantes. Justifica-se, assim, que abordemos no decurso do
estudo questões variadas, dada a natureza complexa da “cultura profissional
docente” que surge em estreita ligação com outras variáveis, como a gestão e
liderança escolares.
No que respeita à metodologia de investigação seguida, metodologia
qualitativa e quantitativa, o estudo comparativo incidiu apenas em duas
escolas públicas e duas escolas privadas – estudo de caso múltiplo. No que se
refere aos instrumentos de recolha de informação, decidimos fazer um
inquérito por questionário aos professores dos dois tipos de ensino e uma
entrevista aos seus Directores. A opção pela metodologia mista surge como a
mais conveniente e adequada à consecução dos objectivos desta
investigação. A nossa hipótese de trabalho parte do pressuposto de que as
culturas docentes devem ser geridas, construídas e aprendidas pelos docentes
e até recriadas.
Os Directores das escolas, através da sua gestão e liderança, podem
desempenhar um papel «chave» na criação da cultura do estabelecimento,
promovendo uma cultura docente de colaboração/cooperação. Em termos
prospectivos, a construção de culturas de colaboração/cooperação e
interdependência visam melhorar a qualidade do ensino. Nas escolas
estudadas verificou-se uma evolução das culturas individualistas balcanizadas
para as culturas colaborativas. The goal of the present investigation is the comparative study of the teacher
professional culture and school based-management between public and
private schools. Between the organizational culture and teacher professional
culture there is a dialectical relationship.
To compare the school culture between public and private schools under
study, we must analyze the grammar of schooling in both institutions in order
to identify the dominant teacher culture.
The research methods in this study are quantitative and qualitative - the
multiple case study method. To obtain a quantitative data it was used a
questionnaire. In the same way, to obtain a qualitative data, the instrument of
analyze was interview and also the questionnaire.
In the following dissertation we are going to study four different cases: two
publics and two private schools located in the same geographical area (urban
area).
The responsibility of the school management and leadership that we face as
being a crucial focus of the organizational culture development belongs to the
director or chairman of the executive council.
We are trying to understand the ways of acting of the respective teachers in
order to establish comparisons and detach differences and resemblances in
the cultures.
The professional teacher culture is tightly linked to the school basedmanagement
and school leadership.
The professional collaboration among teachers, in particular the collaboration
that is informal and non-mandated, is very important to the improvement of
educational quality. Doutoramento em Ciências da Educação