Autor(es):
Cerveira, Ana Filipa Santos
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/593
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Engenharia do ambiente; Compostagem; Tratamento de resíduos; Educação ambiental
Descrição
A industrialização, o crescimento económico e o constante crescimento
populacional têm como consequência um aumento gradual na
produção de residuos, tornando-se a gestão de resíduos num dos
temas mais relevantes da actualidade. Hoje em dia os residuos já não
são apenas considerados como algo a descartar mas também já é tido
em conta como um recurso, como se pode verificar na reutilização e na
reciclagem de materiais. Não são apenas os municípios, que estão
obrigados pelo cumprimento das metas comunitárias (Directiva
1999131lCE de 26 de Abril), que se estão a aplicar na formação cívica.
Cada vez mais se verifica, além da participação municipal, também a
participação de fábricas e de escolas no âmbito da formação de
cidadãos mais educados e formados em relação ao ambiente que os
envolve.
A compostagem é um processo de reciclagem da fracção
biodegradável dos Resíduos Sólidos Urbanos, que também pode ser
aplicado a outro tipo de resíduos biodegradáveis provenientes da
actividade industrial. Esta pode ser definida como a decomposição
biológica, por organismos aeróbios, e estabilização de substratos
orgânicos, sob condições que permitem o desenvolvimento de
temperaturas elevadas devido a produçáo biológica de calor,
originando um produto final suficientemente estável, livre de
organismos patogénicos e infestantes de plantas, que pode ser
aplicado no solo com benefícios para a produção vegetal. Visto que a
maior fatia de RSU é de resíduos biodegradáveis a compostagem de
matéria orgânica, realizada de maneira correcta, apresenta ganhos
reais para a sociedade e benefícios incontestáveis para a gestão dos
resíduos sólidos.
O presente trabalho teve como objectivo a promoção da participação
de professores, alunos e funcionários de uma Escola EB 2,3 numa
proposta de compostagem doméstica através de um programa de
Educação Ambiental. Pretendeu-se a formação de cidadãos educados
a nível ambienta1 mas de uma forma chamativa e interessante. Deste
modo, além de toda uma série de material educativo realizado para
educadores, educandos e funcionários da escola foi também realizado
um ensaio de compostagem com residuos da cantina e dos jardins da
escola. Este ensaio foi realizado de modo a ajudar os professores que
não são da área de ciências a familiarizarem-se com a compostagem e
também para que se pudesse avaliar o sucesso do mesmo, mediante
as condições disponíveis.
Durante o decorrer do processo foi medida a temperatura, determinado
o teor de humidade e o nível de sólidos voláteis presentes na mistura,
permitindo a monitorização do processo e ser possível algum controle
das variáveis operacionais. Foram avaliados vários parãmetros
experimentais de modo a verificar se o composto final obtido se
encontrava em bom estado de utilização, nomeadamente o pH, alguns
nutrientes (azoto, fósforo, potássio e sódio), a razão CIN, teor em
fibras, etc. Além disso foram realizados alguns testes de modo a
verificar o nível de maturidade do composto: o teste de vaso, o teste de
germinação e um teste de respirometria.
0s resultados obtidos foram positivos no que respeita a qualidade do
composto obtido e no que respeita a sensibilização realizada na escola,
uma vez que no presente ano lectivo os professores alvo estão a seguir
o material didáctico preparado e continuam a compostar os resíduos
provenientes da cantina, preparando-se para valorizar a totalidade dos
residuos oriundos da cantina e jardim.
ABSTRACT: The industrialization, the economical growth and the constant population
growth has as a consequence a gradual increase in the production of
residues, there for the management of residues is now one of the most
relevant subjects of the.present. Nowadays, the residues are not only
considered as anything discarding but also they are already taken into
account like a resource, as it is possible to see with the reuse and in the
recycling of materials. It is not only the local authorities, which are obliged
by the fulfilment of the communitarian marks (Directive 19991311CE of 26
of April), that are applying themselves in the civic formation. More and
more there happens, besides the municipal participation, also the
participation of factories and of schools in the context of the formation of
citizens most polite and formed regarding the environment.
Composting is a process of recycling of the biodegradable fraction of the
Solid Urbane Residues, which can also be applied to other types of
biodegradable wastes from industries. It can be defined as the biological
decomposition, by aerobic organisms, and stabilization of organic
substrates, under conditions that allow the development of high
temperatures due to the biological production of heat, originating a
sufficiently stable final product, free of pathogenic organisms and of plants
seeds, which it can be applied in the ground with benefits for the
vegetable production. Since the biggest slice of RSU is composed by
biodegradable residues the compost of organic matter, fulfilled in the right
way, presents real profits for the society and indisputable benefits for the
management of the solid residues.
The present work regarded the promotion of the participation of teachers,
pupils and officials of a School E6 2,3 in a proposal of a composting
through a program of Environmental Education. It was regarded the
citizen's formation, educated at environmental level but in a flashy and
interesting way. In this way, besides the whole series of educative
material carried out for educators, students and officials of the school it
was also fulfilled a composting test with residues of the canteen and of
the gardens of the school. This test was carried out in way to help the
teachers who are not of the area of sciences to become more comfortable
with the compost process and also so that it could be possible to measure
the success by the available conditions.
During the process it was measured the temperature, the moister content
and the level of volatile solids present in the mixture allowing the
monitoring of the process and to be able to control some of the
operational variable. There were evaluated severa1 experimental
parameters in a way to check if the final obtained compound was in good
condition of use, including: pH, some nutrients (nitrogen, phosphorus,
potassium and sodium), the CIN rate, fibers content, etc. . Besides, it was
carried out some tests in way to check the level of maturity of the
compound: the pot test, the germination test and one respiremotric test.
The results obtained were positive regarding the quality of the compost
obtained and about the awareness held in the school, since this school
year the teachers are following the educational material prepared and
continue to compost the waste from the canteen, preparing to raise the
total waste from the canteen and gardens of the school. Mestrado em Engenharia do Ambiente