Author(s):
Jorge, Filipa Amaral
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/5859
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação multimédia; Redes sociais; Comunidades virtuais; Internet; Psicologia do comportamento; Representação de si
Description
O surgimento da Internet e, mais recentemente, das redes sociais on-line trouxe uma nova forma de auto-apresentação dos sujeitos, regida pelas características específicas do novo meio. A designada Comunicação Mediada por Computador (CMC), que elimina alguns dos constrangimentos da comunicação face-a-face, e particularidades como a fácil manutenção do anonimato potenciaram o surgimento de alterações na forma como o indivíduo se auto-apresenta. A Web 2.0 e os serviços que com ela surgiram alteraram, ainda, o processo de produção de conteúdos, dando a possibilidade dos antigos receptores publicarem os seus conteúdos na Rede, principalmente em formato de texto, imagem estática ou vídeo. A publicação de conteúdos nas redes sociais pelos utilizadores demonstra a impressão que os mesmos pretendem fornecer aos outros no contexto on-line. O presente estudo tem, assim, como objectivo apurar quais os tipos de conteúdo mais utilizados pelos utilizadores para a publicação de conteúdos nos seus perfis do Facebook, rede social on-line com mais popularidade actualmente, com vista a compreender quais as particulares dos diferentes conteúdos de publicação no contexto da auto-apresentação dos indivíduos. The emergence of the Internet and, more recently, online social networking has brought a new form of individuals’ self-presentation, governed by the specific characteristics of the new medium. The so-called Computer-Mediated Communication (CMC), which eliminates some of the constraints of face-to-face communication, and special features such as easy maintenance of anonymity, increase the chance of changes in how individuals present themselves. Web 2.0 and the services that came with it have changed, though, the process of content production, giving the possibility of former recipients to publish their content on the Web, mostly in the form of text, image or video. The publication of content by users in social networks demonstrates the impression that they are intended to give others in the online context. The present study aimed determining which formats are most used by users to publish content on their Facebook profiles, the social network with more popularity nowadays. Mestrado em Comunicação Multimédia