Autor(es):
Almeida, Teresa Maria Castro de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/5487
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Criação artística; Arte contemporânea; História do vidro: Portugal; Tecnologia do vidro; Fabrico do vidro
Descrição
A presente tese de doutoramento procura focar o vidro como material plástico
para a concepção de obras de arte. Os seus alicerces caracterizam-se pelo
estudo técnico sobre o uso do vidro e a sua aplicação na realização de obras
com pressupostos estéticos e artísticos.
Hoje a arte em vidro apresenta-se inovadora e contemporânea, procurando
uma componente ligada à pesquisa e à experimentação.
Portugal possui uma ampla história ligada à tradição do vidro, em especial ao
vitral. No que concerne à sua aplicação na arte contemporânea, assistimos a
um renovado interesse por parte de vários artistas.
No entanto, quando se trabalha com o vidro, é necessário o artista conhecer e
dominar a técnica que utiliza, para assim compreender as potencialidades que
o material oferece e empregá-las de acordo com o seu modus operandi.
Cria-se uma relação entre a ciência e a arte, uma descoberta e utilização de
novos conhecimentos, em que se pretende manter uma relação estreita entre
o cientista e o artista através do desenvolvimento de novos materiais,
nomeadamente os vidros e esmaltes luminescentes e a adição de óxidos de
metais de transição 3d na sua composição.
Neste sentido foram desenvolvidos estudos minuciosos sobre a técnica de
kilncasting onde se utilizou o vidro sonoro superior produzido no CRISFORM
(Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria), na Marinha
Grande.
Assim, verifica-se que as premissas desta tese podem ser divididas em três
vertentes:
a) Uma contextualização histórica e teórica do panorama artístico do vidro em
Portugal;
b) Uma componente teórica/prática do estudo do vidro: a ciência do vidro, a
sua composição, com a preocupação de utilizar esses conhecimentos para a
elaboração de amostras práticas, onde a componente técnica é fundamental
para a produção de futuras obras de arte;
c) A idealização de obras de arte e a utilização do vidro como material plástico
para a sua realização.
Na elaboração destas obras procurou-se focar a dicotomia entre transparência
versus opacidade, os efeitos cromáticos produzidos por diferentes espessuras
e texturas do vidro, assim como da monocromia versus policromia, esta última
através do vidro e esmaltes luminescentes.
Em suma, na complementaridade laboratório/ateliê, os segredos da matéria
abrem novas fronteiras à criatividade estética. The present thesis aims to illustrate glass as a fine art material for the
conception of glass art pieces. It focuses on the technical studies of glass and
its application in art pieces
Today glass art presents itself as a contemporary and innovator search for a
component connected with research and experimentation.
Portugal has a vast history linked to the glass tradition especially with reference
to stained glass. In today’s art, we witness a compromise from many of our
artists, concerning the means in which glass is used.
When working with glass it is necessary for the artist to know an excel in the
technique he/she uses, to understand the potential the material offers and use
in according with their modus operandi.
A liaison was forged between art and science, a discovery and use of new
knowledge where a close relationship between the scientist and the artist
should be encouraged, through the development of new materials, like the
luminescent glass and luminescent glass enamels.
Specific studies were developed for the kincasting technique where the glass
produced in CRISFORM, Marinha Grande, was used.
The main premises of this thesis can be divided in three components:
a) an historical and theoretical contextualization of the Portuguese artistic glass
panorama;
b) A theoretical and practical component for a glass study. Glass science, glass
composition and applying this knowledge to glass art, enhancing the technical
component as a means to produce future glass works;
c) the interface art/science and the creation of glass works.
In these glass pieces I aspired to show the dichotomy between transparency
and opacity , the chromatic effects by using different thickness and textures on
the glass, as also the monochrome and polychrome through the utilization of
luminescent glass and enamels
In sum, with a bridge between laboratory and atelier, the material glass its
secrets are opened to aesthetic creativity. Doutoramento em Estudos de Arte (FCT ) - POPH/FSE
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Oliveira, Rosa Maria Pinho de; Antunes, João Aquino da Costa