Author(s):
Costa, Ana Rita Azevedo
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/5358
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ciências da fala e da audição; Perturbações da comunicação; Perturbações da fala; Perturbações da linguage; Terapia da fala; Crianças
Description
Sabe-se hoje que as alterações de comunicação podem ter um impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita e, deste modo, vir a prejudicar o desempenho escolar. Assim, revela-se de extrema importância que as alterações deste foro sejam detectadas tão precocemente quanto possível. Este estudo pretende explorar o contributo dos educadores na identificação precoce de patologias de comunicação desenvolvimentais, em idade pré-escolar. Pretende-se, mais especificamente, avaliar a utilidade clínica (fiabilidade inter-observadores e validade de critério) das fichas de sinalização do Portage, quando aplicadas por educadores, na identificação de patologias de comunicação. Este estudo foi constituído por quatro fases: i) envio de informação aos encarregados de educação e solicitação da autorização para a participação dos respectivos educandos; ii) formação aos educadores; iii) avaliação das crianças pela terapeuta da fala; e iv) preenchimento das fichas de sinalização pelas educadoras. A amostra foi constituída por crianças dos 0 aos 6 anos que tinham como língua materna o Português-Europeu, num total de 26 crianças, desde o berçário ao pré-escolar. Os resultados sugerem que as fichas de sinalização do modelo Portage poderão ser úteis na identificação de alterações de comunicação, levada a cabo pelos educadores, o que poderá permitir uma identificação mais eficaz, para além de diminuir o tempo necessário ao rastreio e os custos associados. It is now known that changes in communication can have a negative impact on learning how to read and write, leading to a poor school performance. Thus, it is extremely important that these changes are detected as early as possible. This study aims to explore the contribution of pre-school teachers in the early identification of developmental disorders of communication for children in the preschool age. Thus, the study evaluates the clinical usefulness (inter-observe reliability and criterion validity) of the Portage Development Board, when applied by pre-school teachers. This study has four stages: i) conveying information to parents and request authorization for the participation of their children in the study; ii) training of teachers; iii) evaluation of children by a speech and language therapist; and iv) filling in of the Portage forms by the pre-school teachers. The sample consisted of a total of 26 children aged 0 to 6 years who were Portuguese-European native speakers. The results suggest that Portage Development Board may be used by pre-school teachers to identify changes in communication, which may contribute to a more effective identification of communication disorders and reduce the time required for screening, as well as, associated costs. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição