Autor(es):
Lopes, José Miguel Pereira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/5126
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Indústria do turismo; Hotelaria; Difusão da informação; Comportamento dos consumidores; Pesquisa de informação; Pesquisa na Internet: Metodologia de pesquisa; Gestão da informação; Tomada de decisão
Descrição
A tese que aqui apresentamos, insere-se no tema do comportamento de busca
de informação turística e o seu objecto de estudo foca-se numa fonte de
informação específica, os hotéis. Esta fonte tem sido pouco investigada pela
literatura e, podemos até considerar, que de um modo geral a sua importância
tem sido desvalorizada. Isto pode ser explicado pelo facto de o objecto de
actividade dos hotéis nada ter a ver com o fornecimento de informação
turística. No entanto este pensamento reveste-se de alguma ingenuidade, uma
vez que os hotéis são locais de concentração de visitantes no destino e têm
com eles uma relação de grande proximidade. Estes factos fazem deles fontes
de informação com um grande potencial para influenciar os visitantes, o que
poderá resultar em benefícios quer para os próprios hotéis, quer para os
destinos.
Para a investigação deste tema, procedemos a uma revisão de literatura sobre
a procura de informação turística e sobre as variáveis que influenciam este
fenómeno. Foi também dada uma especial atenção à Internet enquanto canal
de comunicação e aos websites de hotéis, dado que, este é um mecanismo
amplamente utilizado pelos estabelecimentos hoteleiros para fornecer
informação aos seus potenciais hóspedes. Exploramos o papel de conceitos
como o planeamento de viagem e a tomada de decisão, assentando sobre
eles a construção um modelo teórico de busca de informação turística,
passível de ser utilizados noutros estudos.
A metodologia adoptada incidiu sobre três modalidades (análise de websites,
entrevistas in-depth e inquérito por questionário), cujos objectivos passaram
por avaliar a informação turística fornecida pelos hotéis (no seu espaço físico,
e no seu website) e identificar o perfil dos turistas mais sensíveis a esta fonte
de informação. Por último, procurou-se compreender se poderiam daí resultar
benefícios para o hotel e para o destino. Os resultados obtidos mostram que
os hotéis são realmente fontes de informação importantes, nas fases antes e
durante a viagem, podendo desempenhar um papel importante para a
valorização de toda a oferta turística do destino. The thesis presented here, fits into the theme of the tourist information search
behavior of and study’s object focuses on a specific information source, the
hotels. This source has received little attention by the literature and we can
even consider that in general, its importance has been devalued. This can be
explained by the fact that the hotels object of activity has nothing to do with
providing tourist information. However, this thought is naive, since the hotels
are places of concentration of visitors at the destination and they have with
them a very close relationship. These facts make them sources of information
with great potential to influence your visitors, which could result in benefits for
both, the hotels and destinations.
To investigate this issue, we undertook a literature review on the demand for
tourist information, considering the variables that influence this phenomenon. It
was also given a special attention to the Internet as a communication channel
and to the websites of hotels, since they are a mechanism widely used by
hotels to provide information to potential guests. Some close concepts such as
travel planning and decision making are explored, in order to rely on them to
build a theoretical model of tourist information search, which can be used in
other studies.
The methodology focused on three methods (analysis of websites, in-depth
interviews and survey questionnaire), whose objectives were the evaluation of
the tourist information provided by the hotels (in its facilities, and on its website)
and the identification of the tourists profile that are more sensitive to this source
of information. Finally, we tried to understand if there might be benefits to the
hotel and the destination. The results show that hotels are really important
sources of information in the stages before and during the trip and may play an
important role in the enhancement of the destination offer. Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Costa, Carlos Manuel Martins da; Vieira, Armando Luís Lima de Campos