Autor(es):
Martins, Samuel Frazão
; Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/5103
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Videoconferência; Ensino superior; Telepresença; E-learning; B-learning
Descrição
Nos últimos anos, o grande desenvolvimento das infra-estruturas de banda larga que ocorreram
especialmente nas redes nacionais e internacionais de investigação permitiu um grande
desenvolvimento das tecnologias de videoconferência. A proliferação de sistemas de
videoconferência em Instituições de Ensino Superior (IES) e a sua integração nas actividades
habituais destas instituições exigem uma investigação aprofundada sobre a sua utilização e torna-se
pertinente identificar as boas práticas e as tendências de apropriação das tecnologias de
videoconferência nas dinâmicas cognitivas e sociais ao nível da formação, da investigação, da gestão
e da cooperação com o exterior.
Apresentam-se os resultados da investigação que se centrou na utilização das tecnologias de
videoconferência nas IES públicas portuguesas e, especialmente, na análise das tendências
verificadas ao nível do uso destas tecnologias e respectivas boas práticas, no ensino superior público
português.
Numa fase inicial, a investigação incluiu uma abordagem a várias IES públicas portuguesas para
analisar um conjunto de informações focadas na utilização das infra-estruturas de videoconferência
e na exploração do seu potencial. Esta abordagem realizou-se através de uma significativa recolha
de dados sobre a frequência e tipos de uso, sobre as tecnologias utilizadas e os métodos de
utilização, sobre os objectivos dessa utilização e os objectivos das interacções. Numa segunda fase
existiu uma análise da utilização das tecnologias de videoconferência no ambiente de ensino superior
com o objectivo de gerar uma compreensão aprofundada sobre os usos, as tendências e as
potencialidades destas tecnologias nas IES através da identificação de práticas e percepções dos
utilizadores dos sistemas de videoconferência. Nesta fase existiu uma abordagem a professores e
estudantes que tiveram uma profunda experiência na utilização da videoconferência.
Com esta investigação visou-se traçar o quadro geral do uso das tecnologias de videoconferências
nas IES públicas em Portugal e propor um conjunto de recomendações promotoras do uso e da
dinamização de boas práticas. Abstract - The enormous development of high-bandwidth infrastructures over the last years, which has
occurred especially in the national and international R&D networks, has harnessed the development
of the videoconference technologies. The proliferation of videoconference systems in higher
education institutions (HEI) and their integration in the everyday activities of these institutions
demand a deep research about their usage and it becomes pertinent to identify good practises and
trends in this field.
This research was focused on the usage of the videoconference technologies in the Portuguese
public higher education institutions (HEI), and especially on the trends verified on the usage of these
technologies in the Portuguese public higher education and the best practises on the usage of these
technologies.
Samuel Frazão Martins, Lídia Oliveira 226 Observatorio (OBS*) Journal, (2011)
In the initial phase, this research enclosed an approach to all of the Portuguese public higher
education institutions and they had been analysed focusing on the exploration of the
videoconference infrastructures and the exploration of their potential through a significant collection
of data about the frequency and types of usage, the technologies used and the usage methods, the
objectives of this usage and the goals of the interactions. In the second phase, there was an
analysis of the usage of the videoconference technologies in the higher education environment with
the goal of generating a deep understanding about the usages, trends and potentialities of these
technologies in the higher education institutions, through the identification of practises and
perceptions of the users of the videoconference systems. In this phase there was an approach to
teachers and students that have a deep experience on the usage of the videoconference.
With this research a set of relevant information about the use of the videoconference technologies
was obtained and will provide the possibility to create a set of trends of the usage and of these
technologies in the Portuguese Public Higher Education.