Author(s):
Antunes, Maria João
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/5050
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Sociedade da informação; Sociedade do conhecimento; Economia do Conhecimento; Programas de Governo
Description
Os programas de governo constituem o instrumento base de orientação política para cada mandato, estabelecendo prioridades, metas e compromissos com o país. Neste sentido são um elemento de análise relevante, para estudar o destaque dado à temática da sociedade e economia do conhecimento, assim como a importância e visibilidade que se atribui, em cada período, às áreas abarcadas pelo conceito. Partindo da questão: “Que orientações políticas para a sociedade e economia do conhecimento foram estabelecidas nos programas de governo, no período 2002 a 2011?”, este estudo assenta numa análise dos cinco programas de governo que foram apresentados aos portugueses no período anteriormente referido. A análise efetuada abarca os domínios da educação, ciência e tecnologia, sociedade da informação, empreendedorismo e inovação, cultura e media, levando em consideração a conjuntura económico-social vivenciada no país ao longo do período analisado. Government programmes are basic documents of policy guidance for each mandate,
establishing priorities, goals and commitments for the country. In this sense they are an important
element of analysis to study the emphasis on the theme of information society and knowledge economy, as
well as the importance and visibility that is attributed, in each period, to these areas.
This paper aims to answer to the question: "What policy guidelines for the knowledge society and
knowledge economy have been established in government programmes, from 2002 to 2011?". This study
is based on an analysis of the five government programmes, that were presented to the Portuguese during
the period former mentioned. The analysis includes the areas of education, science and technology,
information society, entrepreneurship and innovation, culture and media and considered the socioeconomic
context experienced in the country, during the period analyzed.