Autor(es):
Silva, Neuza Maria de Oliveira e
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4986
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão curricular; Formação de professores; Desenvolvimento dos currículos; Pós-graduação; Desenvolvimento profissional; Desenvolvimento individual
Descrição
Este estudo cabe no âmbito da reflexão sobre questões de desenvolvimento
pessoal e profissional e sobre o uso da estratégia portfolio reflexivo, enquanto
contributo para a consciencialização e (re)construção desse mesmo
desenvolvimento. São pressupostos desta estratégia, o desenvolvimento de
competências crítico-reflexivas e o reconhecimento da individualidade,
pessoalidade e singularidade de cada sujeito que “aprende a aprender”
consigo e com os outros, que aprende dia após dia a questionar-se e a
questionar e que aprende a desenvolver a sua autonomia num processo de
supervisão contínua, dialogada e partilhada.
A emergência constante de novo conhecimento e o reconhecimento de que o
ser humano é um ser inacabado, justificam a selecção da estratégia portfolio
reflexivo percebido como processo de sistemática releitura, reformulação e
reconceptualização constante do conhecimento próprio. Simultaneamente,
esta mesma estratégia constitui uma aprendizagem significativa, dada a auto-
-implicação do formando e a possibilidade de se narrar a si, narrando as suas
histórias e as transições ecológicas que vivencia.
Reconhecendo-se que a ecologia e os contextos de vida de cada formando
constituem um poderoso factor explicativo e facilitador da compreensão
integrada e contextualizada dos problemas, a construção do portfolio permite
consciencializar os seus “saberes” e reflectir sobre os “não-saberes”, abrindo
caminho ao desenvolvimento pessoal e profissional.
O processo portfolio reflexivo estrutura-se e desenvolve-se ao “ritmo da vida”,
que tantas vezes justifica e condiciona o “aprender a aprender”.
Por isso, neste estudo, procurou-se conhecer, de forma aprofundada e no
âmbito da formação contínua pós-graduada, quais as concepções e quais os
contributos da estratégia portfolio reflexivo para o desenvolvimento pessoal e
profissional consciencializado, crítico e passível de constante reformulação e
reconceptualização, no quadro de uma perspectiva de gestão curricular
flexível, integrada e diferenciada.
Do ponto de vista metodológico, o estudo foi desenvolvido segundo uma
metodologia de natureza qualitativa e interpretativa que cruzou informação
recolhida aos diferentes níveis ecológicos e através de diferentes instrumentos
(portfolio reflexivo desenvolvido durante a formação; inquérito por questionário
desenvolvido após a formação). As técnicas utilizadas variaram de acordo com
a natureza da informação recolhida, tendo os instrumentos de recolha
(questionário e portfolios reflexivos) e de tratamento da informação sido
validados de acordo com a sua especificidade. O sistema de categorias
utilizado na análise de conteúdo da informação recolhida foi elaborado no
cruzamento das perspectivas subjacentes ao enquadramento teórico que
fundamenta o estudo e da emergência, na própria informação, de indicadores
relevantes para a compreensão do objecto de estudo.
As conclusões mais genéricas apontam no sentido de confirmar os
pressupostos adiantados no enquadramento teórico. As características de
flexibilidade, integração, partilha e diferenciação da estratégia portfolio
reflexivo, bem como uma supervisão constante do processo de co-construção
do conhecimento, contribuem para o processo de consciencialização do
formando no que diz respeito às suas concepções e atitudes no seu processo
de desenvolvimento pessoal e profissional. De um modo mais específico, esta
estratégia confirma uma nova filosofia de formação (Sá-Chaves, 2005) na qual
se reconhecem os princípios: de pessoalidade, de inacabamento; de
continuidade da formação; do efeito multiplicador da diversidade; da auto-
-implicação, que se constituem como factores de desenvolvimento de uma
relação supervisiva que potencie a autonomia e a emancipação do sujeito num
processo de afectividade relacional que despoleta a motivação e a
consequente implicação do sujeito na tarefa de “aprender a aprender”. This study falls within the ambit of thought on questions about personal and
professional development and on the use of the strategy reflective portfolio as a
mean of promoting the awareness and the reconstruction of that development.
The assumptions of this strategy include the development of critical and
reflective skills and the recognition of individuality and singularity of each
person that is “learning to learn” with (her)himself and with the others, the
person that each day learns to question (her)himself and to question and that
learns to develop self autonomy on a process of continuous, shared and
dialogued supervision.
The constant emergence of new knowledge and the recognition that the human
being is unfinished, justify the selection of the strategy reflective portfolio
understood as a process of systematic rereading, reformulation and permanent
re-conception of the self knowledge. Simultaneously, this same strategy
represents a possibility of developing significant learning, due to the self
implication of the student and due to the possibility of narrating, at the same
time, (her)himself, his(her) stories and his(her) ecology.
Recognizing that the ecology and the life contexts of each student represent a
powerful explicative factor of the integrated and contextualized comprehension
of the problems, the construction of a portfolio allows the awareness of the
“knowledge” and the reflection on “non-knowledge”, opening the way to
personal and professional development.
The process reflective portfolio structures and develops itself according to the
“rhythm of life”, which justifies the process of “learning to learn”.
Therefore, in this study, an attempt was made to know extensively, within the
theme of continuous and pos-graduated formation, what are the conceptions
and contributes of the strategy reflective portfolio for the critical and
reformulated personal and professional development, within a perspective of
flexible, integrated and differentiated curriculum management.
From a methodological standpoint, the study was developed according to a
qualitative and interpretative methodology that crossed information gathered at
various ecological levels and instruments (reflective portfolio developed during
formation; questionnaires developed after formation). The techniques used
varied according to the nature of the respective gathered information, and the
information handling tools (questionnaires and reflective portfolios) were
validated according to their specificity. The system of categories used to carry
out the content analysis of the information gathered was elaborated by crossing
the subjacent perspectives with the theoretical background and the emergence
of relevant indicators for understanding the object of study.
The most general conclusions point towards a confirmation of the assumptions
outlined earlier. The characteristics of flexibility, integration and differentiation
of the strategy reflective portfolio, as well as the permanent supervision of the
process of co-construction of knowledge, contribute for the awareness process of the student in what concerns his personal and professional development.
This strategy confirms a new formation philosophy (Sá-Chaves, 2005) in which
is recognized the following principles: of singularity; of unfinishment; of
continuous formation; of the multiplying diversity effect; of self implication.
These are the factors that justify the development of a supervising relation that
empowers autonomy and the emancipation of the individual according to a
process of affection which awakes motivation and the consequent implication of
the individual who is “learning to learn”. Mestrado em Gestão Curricular