Autor(es):
Pizarro, José Manuel
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4925
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Desenvolvimento do turismo; Indústria do turismo - Tecnologias da informação; Actividades turísticas; Agências de viagens; Operadores turísticos
Descrição
O objecto deste trabalho é estudar o impacto das tecnologias de informação e
comunicação no processo de distribuição turística, dando particular relevo ao
papel e à situação das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas
de distribuição global.
A primeira parte, investiga o problema do ponto de vista teórico, relevando,
desde logo, a importância das tecnologias de informação e comunicação,
especialmente a Internet, no processo de distribuição turística.
A segunda parte, a investigação empírica, procura, com base num questionário
enviado para a totalidade das agências de viagens, operadores turísticos e
sistemas de distribuição global da zona norte, avaliar a opinião dos
intervenientes relativamente às novas tecnologias e às repercussões que a
sua adopção poderão ter neste sector de actividade.
Com o trabalho de campo procura-se averiguar qual é, neste momento, a
avaliação que estas fazem da situação actual, procurando indagar igualmente
quais as estratégias que as agências de viagens, os operadores turísticos e os
sistemas de distribuição global estão a adoptar para enfrentar os problemas do
presente e aqueles que poderão colocar-se no futuro. The present dissertation focuses the importance of the Information and
Communication Technologies in the distribution process of the tourism sector,
focusing specially the paper and situation of the travel agencies, tour operators
and global distribution systems.
The first part deals conceptually with the subject, trying to determine the
importance of the new information and communication technologies, especially
Internet, and the influence they have in the tourism distribution process.
The second part, the empirical investigation, concerns about the adaptation
and realisation of a questionnaire send to all travel agencies, tour operators
and global distribution systems situated on north zone, to determine their
opinions regarding the adoption of the new technologies and the repercussions
they might have or not in the distribution process.
This fieldwork tries to determine wich is the present situation, trying to find wich
are the strategies that travel agencies, tour operators and global distribution
systems are adopting to face the present problems and those wich can appear
in the future. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Santana, Silvina; Costa, Carlos