Autor(es):
Leite, Fernando Valente,
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4885
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão pública; Organização e gestão escolar; Sucesso escolar; Ensino básico 2º ciclo; Ensino básico 3º ciclo
Descrição
A escola, como instituição, configura-se numa dada organização, através da
qual se procura produzir um determinado serviço de educação, ensino ou
formação. Consequentemente, nela se compreendem formas de gestão
visando o cumprimento da sua missão, assegurando a realização dos
processos que conduzam à produção do seu serviço. Qualquer que seja a
forma em que se consubstancie a instituição escola(r), será de esperar que,
entre os actos de gestão e o serviço finalmente realizado, se estabeleçam
ligações que traduzam inequivocamente uma gestão intencional.
O presente trabalho investiga essas ligações: as relações entre o sucesso
educativo e a acção de gestão que lhe é associável, num contexto de uma
dada capacidade de auto-regulação da escola.
O contexto é o quadro de gestão estabelecido pelo Decreto Lei n.º 115-A/98 de
4 de Maio, que institui o regime de autonomia, administração e gestão da
educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário.
Adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa. É através das
percepções dos diferentes actores da escola que se procura especificar as
relações que nela se estabelecem, entre o serviço que produz e a sua gestão.
A investigação é desenvolvida através de um estudo de caso centrado numa
escola do 2.º e 3.º ciclos.
No capítulo sobre a metodologia, dá-se conta que esta estratégia não se
prende com uma noção de particularidade da escola. Admite-se, como se
argumenta na Introdução, que este estudo se poderia realizar sem prejuízo do
objecto de investigação, numa outra escola, podendo mesmo, por razões de
modelo de funcionamento e culturas profissionais, produzir resultados da
mesma natureza.
Não se trata da avaliação da escola. É sobre o que esta faz para que o
sucesso educativo seja consecução esperada dos seus programas de
trabalho, sobre o que se regula de facto, que se investiga. As an institution, the school entails a type of organization that allows it to
produce a specific type of educational service e.g. learning, teaching.
Consequently, it can provide a form of management that leads to the fulfillment
of its mission and secures the processes that assure its services. Therefore,
whatever form of management is chosen by the academic institution it is
predictable that a connection should be found between the act of management,
necessary to secure the processes that insure the services pledged by the
school, and, the provided service itself. It is this connection that will then
unequivocally determine a specific form of management.
This dissertation proposes to analyze this connection - between educational
success and associated management action - from the viewpoint of the
regulatory autonomy granted to schools by the Decree-law nº 115-A/98 of the
fourth of May. The focus of this dissertation is not an evaluation of the school.
Instead it is concerned with the specific actions carried out by the school to
insure that educational success is the result of its working program.
The working method adopted to pursue this query is qualitative in nature.
Through the perceptions of the different actors in the school, an attempt will be
made to identify the relation established between the service provided, by the
institution, and its management. The investigation will be accomplished through
a case study carried out in a second and third cycle school. It will also be
concluded that the results obtained in this manner are not connected to any
particular circumstances pertaining to the aforementioned school and, that,
should the same method of investigation be adopted in a different school,
results of the same nature would be produced for reasons that relate to the
functional model and professional culture. Mestrado em Gestão Pública
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Cláudia Sofia Sarrico Ferreira da; Santiago, Rui