Autor(es):
Gomes, Maria Emília Jacinto Vaz
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4834
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da física; Ensino da física; História da ciência
Descrição
No presente trabalho apresentam-se os resultados da análise e interpretação
relativos ao desenvolvimento do ensino da Física Experimental na
Universidade de Coimbra e na Escola Politécnica de Lisboa no período
compreendido entre 1780 e 1870. Tiveram-se em consideração os professores
envolvidos, os métodos de ensino, os livros de texto e os instrumentos usados
e adquiridos, procurando destacar-se a vertente experimental da disciplina.
Relativamente à Universidade de Coimbra, apresenta-se ainda uma análise
sobre os temas sorteados para os exames, referindo a sua correspondência
com os livros de texto, o seu carácter experimental e a introdução de temas
modernos. Examinam-se também os documentos de avaliação dos alunos que
preparavam a sua licenciatura, uma vez que também contribuem para a
caracterização do ensino da Física Experimental.
A tipologia dos aparelhos adquiridos, considerada ainda em termos da sua
aplicação ou utilidade, data de concepção e possíveis influências exercidas
sobre a sua aquisição é apresentada, tendo como referência as duas
instituições de ensino portuguesas analisadas. Os espaços condicionantes do
trabalho experimental a desenvolver são considerados, particularmente no que
se refere ao seu melhoramento e adequação às finalidades a que se destinam.
As viagens científicas realizadas pelos professores e a sua influência na
actualização do ensino da Física são um factor importante neste processo,
contribuindo para a introdução de novos métodos de ensino, nomeadamente o
recurso à projecção de fenómenos, à realização de “prelecções livres” e à
realização de trabalhos práticos pelos alunos.
Referem-se ainda brevemente o número de alunos e os problemas de
emprego, a aquisição de publicações, as reformulações curriculares e os
problemas de aprendizagem.
Centra-se a atenção nos trabalhos realizados pelos professores, de que se
destaca o projecto de realização sistemática de observações meteorológicas e
magnéticas, com a instituição de observatórios, tanto na Universidade de
Coimbra como na Escola Politécnica de Lisboa. Nesta última instituição
considera-se o desenvolvimento de uma “escola de investigação” no âmbito
daquelas observações.
Faz-se ainda uma análise comparativa do desenvolvimento do ensino da
Física Experimental entre as instituições portuguesas que foram consideradas
e algumas outras instituições europeias equivalentes, principalmente em
França, na Inglaterra, na Escócia e na Alemanha. This work aims to present the results of the analysis and interpretation of the
development of experimental physics teaching at the Universidade de Coimbra
and Escola Politécnica de Lisboa during the 1780-1870 period. Several factors
were taken into consideration, namely the professors, the teaching methods,
the used and acquired textbooks and instruments, trying to stand out the
disciplines experimental field.
Regarding the University of Coimbra it is also presented an analysis on the
subjects that were drawn out in a raffle for the exams, referring its relation with
textbooks, its experimental character and the introduction of modern themes.
The evaluation documents of licence students are also examined, as they
contribute to characterize the teaching of Experimental Physics.
The typology of the acquired instruments, as well as its usefulness, date of
conception and possible acquisition influences, are also presented, using as
reference these two Portuguese teaching institutions. The spaces where the
experimental work should be developed were also approached, namely
concerning the improvements held in the rooms bound for the experiences.
The scientific trips taken by the professors and their influence in the updating of
the physics teaching are an important factor in this process, while contributing
to the introduction of new teaching methods, namely the projection of
phenomena, the performing of “free lectures” and the development of students’
practical works.
There is also a brief reference to the number of students involved, some
employment problems, to the acquisition of periodics and books, to curricular
reforms and learning difficulties.
It is given a special attention to the works carried out by professors, standing
out the project of systematic magnetic and meteorological observations, held in
the observatories set up at the Universidade de Coimbra and at Escola
Politécnica de Lisboa. In this last institution, the development of a “research
school” is considered in the scope of those observations.
It is also performed a comparative analysis between these two Portuguese
institutions and some other equivalent European institutions, namely in France,
in England, in Scotland and in Germany. Doutoramento em Física