Document details

Abandono escolar no 10º ano: uma análise sócio-organizacional

Author(s): Paiva, Maria Catarina Lopes cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4749

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Administração da educação; Abandono escolar; Indicadores socioeconómicos; Sociologia da educação; Ensino secundário


Description
O ensino está no centro das atenções não só de professores, alunos e pais como de cidadãos, polít icos, meios de comunicação social e investigadores. Actualmente vive-se um processo de transformações nas inalidades educativas, na massificação discente, nos problemas que esta massificação coloca de insucesso, de significado e utilidade das actividades escolares. O nosso estudo tem como objectivo reflectir sobre os motivos que levam os jovens a abandonar o sistema de ensino sem terminarem o ensino secundário, ou sem terem uma qualificação profissional que lhes permita uma prof issão bem remunerada. Com este trabalho pretendemos contribuir para de algum modo melhor se conhecer o fenómeno do o abandono/ insucesso escolar , que no nosso país continua a ser um dos mais altos da Europa. O estudo foi realizado numa escola básica do 3. º ciclo com ensino secundário. Para realizar esta investigação recorremos fundamentalmente à aplicação de entrevistas aos sujeitos que, após se terem matriculado no 10.º ano de escolar idade, abandonaram o sistema de ensino. As entrevistas continham elementos de caracterização e indicadores que nos permitiram responder aos objectivos do estudo. Educat ion is the core concern of both teachers, students and parents, as well as of al l citizens in general , politicians, media and researchers. A whole process of changes is being taken on educational purposes, student massification and on the challenges it inputs on unsuccess, meaning and usefulness of the school activities. Our research aims at reflecting upon the reasons that lead youngsters to drop the Educational System without concluding the Secondarygrade, or even without a professional qualificat ion that might provide them witha well-paid job. With this work we also aim at contributing somehow to know bet ter the school dropouts or the school fai lure phenomenon, one of the highest in Europe. This study has been performed in a Secondar y School with post -beginner level (3rd degree of studies) . To perform this research we have resorted fundamentally to the application of interviews to the individuals who after having enrolled in the 10th grade, have quit the Educational System. These interviews focussed on elements of characterization and indicators that enabled us to respond to the study aims. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Jorge Adelino
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU