Author(s):
Paiva, Maria Catarina Lopes
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4749
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Administração da educação; Abandono escolar; Indicadores socioeconómicos; Sociologia da educação; Ensino secundário
Description
O ensino está no centro das atenções não só de
professores, alunos e pais como de cidadãos, polít icos, meios
de comunicação social e investigadores.
Actualmente vive-se um processo de transformações nas
inalidades educativas, na massificação discente, nos
problemas que esta massificação coloca de insucesso, de
significado e utilidade das actividades escolares.
O nosso estudo tem como objectivo reflectir sobre os
motivos que levam os jovens a abandonar o sistema de ensino
sem terminarem o ensino secundário, ou sem terem uma
qualificação profissional que lhes permita uma prof issão bem
remunerada.
Com este trabalho pretendemos contribuir para de algum
modo melhor se conhecer o fenómeno do o abandono/ insucesso
escolar , que no nosso país continua a ser um dos mais altos da
Europa. O estudo foi realizado numa escola básica do 3. º ciclo
com ensino secundário.
Para realizar esta investigação recorremos
fundamentalmente à aplicação de entrevistas aos sujeitos que,
após se terem matriculado no 10.º ano de escolar idade,
abandonaram o sistema de ensino. As entrevistas continham
elementos de caracterização e indicadores que nos permitiram
responder aos objectivos do estudo. Educat ion is the core concern of both teachers, students
and parents, as well as of al l citizens in general , politicians,
media and researchers.
A whole process of changes is being taken on
educational purposes, student massification and on the
challenges it inputs on unsuccess, meaning and usefulness of
the school activities.
Our research aims at reflecting upon the reasons that
lead youngsters to drop the Educational System without
concluding the Secondarygrade, or even without a professional
qualificat ion that might provide them witha well-paid job.
With this work we also aim at contributing somehow to
know bet ter the school dropouts or the school fai lure
phenomenon, one of the highest in Europe. This study has been
performed in a Secondar y School with post -beginner level (3rd
degree of studies) .
To perform this research we have resorted fundamentally
to the application of interviews to the individuals who after
having enrolled in the 10th grade, have quit the Educational
System. These interviews focussed on elements of
characterization and indicators that enabled us to respond to
the study aims. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação