Autor(es):
Fernandes, Elsa Vilar
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4748
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Desenvolvimento psicológico; Activação do desenvolvimento; Défice de atenção; Hiperactividade; Dificuldades de aprendizagem
Descrição
A Perturbação da Hiperactividade com Défice da Atenção apresenta um
quadro sintomático diversificado. Surge na infância, é caracterizado por
elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade
excessiva.
O estudo sobre a problemática tem vindo a suscitar o interesse de vários
investigadores ao longo dos anos, no entanto a maioria das investigações
realizadas são do foro médico, sendo que a perspectiva pedagógica e
educacional encontra-se pouco explorada, principalmente no que se refere à
nossa realidade.
Com a Inclusão escolar, a escola como instituição deve estar mais
especializada, a formação de docentes, inicial e contínua, deve ser capaz de
disponibilizar respostas que permitam uma abordagem promissora na
activação do desenvolvimento psicológico das crianças com NEE.
Com a presente investigação pretendemos, dar respostas a algumas questões,
de entre as quais, determinar o grau de informação dos docentes do 1º e 2º
Ciclo, quais as dificuldades com que se deparam ao leccionarem em turmas
com crianças com ADHD e qual a eficácia dos métodos e estratégias
utilizados.
Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a
formação inicial e contínua de docentes é insuficiente para um desempenho
positivo. O número de psicólogos escolares é reduzido face à necessidade de
constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos
alunos. De uma forma geral, a rede de ensino, no que concerne à ADHD, é
incapaz de responder adequadamente às necessidades destas crianças, a
inclusão limita-se à inserção destes alunos na sala de aula. Attention Deficit and Hyperactivity Disorder shows a variety of symptoms. It
appears during childhood and is characterised by a great difficulty in paying
attention, impulsive reactions and excessive hyperactivity.
Over the years, many investigators have been interested in studying this
subject. However, the majority of the studies made are from a medical point of
view, whilst the pedagogical and educational perspective has been poorly
explored, especially where it concerns our own reality.
With school integration, the school as an institution must be more specialised,
the teachers’ initial and continuous formation must be able to give answers that
allow a promising approach to the activation of the psychological development
of the Special Needs (NEE) child.
With this investigation, we propose to answer some of the many questions,
amongst which: what level of information teachers of the “1º and 2º Ciclos”
(Portuguese primary school levels) detain; which difficulties the teachers face
when teaching classes which have children with Hyperactivity and Short
Attention Span Disorder and how efficient the methods and strategies used
really are.
The results obtained allow us to conclude that, facing this problem; the initial
and continuous teachers’ formation is insufficient to gain a positive
performance. The number of school psychologists is reduced comparatively to
the need to constitute multidisciplinary teams for the adequate support/ help
these children effectively need.
Generally speaking, the school web, in what concerns Hyperactivity and Short
Attention Span Disorder, is unable to adequately respond to these children’s
needs, the integration is limited to the insertion of these children/students in a
common classroom.