Autor(es):
Cunha, Sofia Alexandra Gonçalves
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4745
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia do desenvolvimento; Adaptação (Psicologia); Desenvolvimento psicológico; Activação do desenvolvimento
Descrição
Atendendo a que a taxa de sinistralidade rodoviária em Portugal é a maior de
toda a Comunidade Europeia, o presente trabalho tem como objectivo principal
investigar a prevalência do distúrbio de stresse pós-traumático em vítimas de
acidentes rodoviários nacionais e averiguar as suas consequências a nível
psicológico.
A amostra foi constituída por 67 adultos (sendo 37 do sexo masculino e 30 do
sexo feminino, variando as idades dos indivíduos entre os 22 e os 55 anos)
vítimas de acidentes rodoviários ocorridos na Zona Norte de Portugal, sendo
estes avaliados com um protocolo de avaliação constituído pelos seguintes
instrumentos: questionário sociodemográfico, questionário de qualidade de
vida, questionário de vulnerabilidade ao stresse (23QVS), uma escala de
avaliação da resiliência, o inventário de depressão de Beck versão BDI – II e a
escala de auto-avaliação do distúrbio de stresse pós-traumático.
Os resultados obtidos evidenciam que 33% dos indivíduos inquiridos
desenvolveram o distúrbio de stresse pós-traumático. Os indivíduos sem
diagnóstico de distúrbio de stresse pós-traumático apresentam uma maior
capacidade de resiliência e melhor qualidade de vida do que os sujeitos que
desenvolveram este distúrbio.
Verificou-se ainda a existência de comorbilidade entre depressão e o distúrbio
de stresse pós traumático. Salienta-se que os indivíduos com diagnóstico de
distúrbio de stresse pós-traumático são mais vulneráveis ao stresse do que os
que não desenvolveram este distúrbio.
São referidas algumas implicações, nomeadamente a necessidade de se
efectuar uma prevenção mais eficaz e funcional, principalmente junto dos mais
jovens. As the accident disaster’s tax in Portugal is the highest of all European
Community, this thesis has as its main object to investigate the prevalence of
the disturbance of pos-traumatic stress in victims of accidents in national roads
and verify its consequences at the psychological level.
The sample was made up by 67 adults (37 males and 30 females, with ages
between 22 and 55 years old) victims of road accidents that took place in the
north of Portugal, being evaluated by a protocol of evaluation made up the
following instruments: socio-demographic questionnaire, life quality
questionnaire, vulnerability to stress questionnaire (23 QVS), a scale of
evaluation of resilience, the inventory of depression of Beck – version BDI-II,
and the scale of auto- evaluation of the pos-traumatic stress disorder.
The obtained results put in evidence that 33% of the individuals inquired
developed the pos-traumatic stress disorder. The individuals without a
diagnosis of pos-traumatic stress disorder showed a bigger capacity of
resilience and better life quality than those which developed this disorder. It
was verified the existence of comorbility between depression an pos-traumatic
stress disorder. It’s worth to point out that the individuals with a diagnosis of
pos-traumatic stress disorder are more vulnerable to stress than those who
didn’t develop this disorder.
Some implications are referred, namely the necessity of performing a more
effective and functional prevention, mainly among young people. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pereira, Anabela Maria de Sousa; Ferreira, João Monteiro