Autor(es):
Souza, Dayse Neri de
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4696
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da educação; Alunos do superior - Aveiro (Portugal); Indicadores socioeconómicos; Sucesso escolar; Sociologia da educação; Estudos de caso
Descrição
O estudo em epígrafe inscreve-se no âmbito da investigação do (in) sucesso
académico, designadamente na transição do nível secundário para o nível
superior. O insucesso académico se evidencia por factores multifacetados que
assenta na dimensão individual, didáctica/pedagógica e institucional. Neste
contexto, a proposta foi analisar as procedências dos alunos que ingressaram
na Universidade de Aveiro no ano de 2001/2002 e averiguar, na perspectiva
dos alunos, se são preditores do (in) sucesso no contexto universitário nas
disciplinas de Cálculo I e Elementos de Física.
Para tanto, aplicamos dois instrumentos de investigação, o QPASS e
entrevistas aos alunos com a finalidade de avaliar as variáveis que implicaram
no (in) sucesso. Assim como, a realização de entrevistas aos Coordenadores
das disciplinas, para perfilhar com as declarações dos alunos.
A análise quantitativa foi realizada com a utilização do programa estatístico
SPSS para Windows 12.0 e para a análise qualitativa o Software N6 – Nud*Ist
versão 6.0. Para a conclusão final das análises, aplicamos a técnica de
triangulação com vista a promover um enriquecimento no processo de
investigação e produzir um resultado de confiança e confirmação dos
resultados.
De forma conclusiva, os resultados auferidos indicam que, para todos os itens
do QPASS para o nível secundário e superior, a pontuação obtida rondou o
ponto intermédio da escala, com alguma superação. Na realização do teste t
student para amostras emparelhadas nos itens aulas, programas, avaliação e
docentes para o nível secundário e superior, as disciplinas de Física e
Elementos de Física foram avaliadas mais favoravelmente comparativamente
a Matemática e Cálculo I.
No que concerne ao abaixamento das classificações quando transitam para o
ensino superior, os resultados indicam que os alunos baixam as notas em
Cálculo I e Elementos de Física, relativamente às provas específicas de
Matemática e Física. Qualitativamente, os resultados revelam que as
dificuldades percepcionadas pelos alunos referentes à saída de casa, aos tipos
de aulas, ritmo das aulas, difícil relação professor-aluno, falta de método de
estudo, falta de maior dedicação aos estudos, dificuldade no gerenciamento do
tempo para as actividades, e método de avaliação foram factores
influenciadores para o baixo rendimento académico.
A percepção dos Coordenadores das disciplinas, valida as declarações dos
alunos referente às dificuldades vivenciadas na transição entre os dois níveis
de ensino. Ingressam no ensino superior imaturos, terem que viver longe de
casa, não saberem gerenciar o tempo para novas responsabilidades, não
terem hábitos de trabalho.
É alusivo concluir que, de acordo com os resultados, a boa preparação dos
alunos no secundário nas vertentes pessoais, sociais, vocacionais e
intelectuais são preditores para alcançarem um melhor ajustamento no
contexto académico.
Como estudo diagnóstico, os resultados obtidos permite-nos concluir que os
alunos da Universidade de Aveiro sofrem a problemática da transição como a
maioria dos alunos de outras instituições de ensino superior, cabendo a todo o
corpo educativo desenvolver estratégias interventoras para a promoção do
sucesso dos alunos nos cursos das ciências e engenharias, nomeadamente
nas disciplinas de Cálculo I e Elementos de Física. This study is part of an investigation into academic success or lack of success,
more precisely in the transition from secondary to university level education.
The lack of academic success is shown in multifaceted factors that are based
on individual, didactic/pedagogical and institutional dimensions. In this context,
the intention was to analyse the proceedings of the students that entered the
University of Aveiro in the year 2001/2002 and to find out from the student’s
perspective, if they are predictors of the success or lack of success in the
university context, in the subjects Calculus I and Elements of Physics.
For this purpose, two instruments of investigation were applied, the QPASS
and interviews with the students with the objective of evaluating the variables
that were implied in success or lack of success. Interviews were also
conducted with the subject Coordinators, to affiliate with the students’
statements.
The quantitative analysis was done using the statistical program SPSS for
Windows 12.0 and for the qualitative analysis Software N6 – Nud*Ist version
6.0 was used. For the final conclusion of the analysis, the triangulation
technique was used, with the intent of promoting an enrichment of the process
of investigation, production of a sure result and results confirmation.
The results obtained show conclusively that for all the items of QPASS for the
secondary and higher level education the score obtained rounded the
intermediate point of the scale, and in some cases was over it. With the t
student test for matched samples in the items lessons, programs, evaluation
and teachers for secondary and higher educational levels, the subjects Physics
and Elements of Physics were evaluated more favourably than Mathematics
and Calculus I.
As far as the lowering of classifications is concerned, when they pass from the
secondary level education to the university level education, the results show
that the students’ marks are found to be lower in Calculus I and Elements of
Physics, in relation to the final exams in Mathematics and Physics.
Qualitatively, the results reveal that the difficulties felt by the students referring
to leaving home, rhythm of the lessons, difficult relation teacher-student, lack of
study methods, difficulties in managing the time for the activities, and
evaluation method where the factors responsible for lower academic
achievements.
The perception of the subject Coordinators validates the students’ statements
of the difficulties experienced in the transition between the two levels of
education. They start attending higher education when they are immature,
having to live away from home, not knowing how to manage their time for new
responsibilities and not having work habits.
The results show that a good preparation of the students in secondary
education in personal, social, vocational and intellectual aspects is a predictor
for achieving a better adjustment to the academic context.
As a diagnostic study, the results obtained allow us to conclude that the
students of the University of Aveiro suffer from the transition, like most students
of other institutions of higher education and it is necessary that all the
educational body develop intervening strategies for the promotion of the
students success in science and engineering degrees, especially in the
subjects Calculus I and Elements of Physics. Doutoramento em Ciências da Educação FCT FSE LEIES - Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior Fundação Calouste Gulbenkian CCPSF (U.I. 273/94) – DCE - UA Projecto SPASHE - Strategies for Promoting Academic Success in Higher Education POCTI/CED/42716/2001