Autor(es):
Neto, Maria da Conceição Henriques Pereira Moutinho
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4694
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Administração do ensino; Sucesso escolar; Ensino particular; Ensino de massas
Descrição
O presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento do fenómeno das
explicações no nosso país, mais precisamente das razões que os pais
apontam para procurarem este tipo de serviço.
Tratando-se de um fenómeno que envolve um serviço educativo complementar
e/ou concorrencial à escola, ele constitui-se como um tema da máxima
actualidade e interesse para as Ciências da Educação, pelas implicações que
tem quer nos resultados escolares, quer nas questões da equidade educativa
e social.
Este estudo, para além duma componente teórica que nos leva a equacionar
os contextos sociais em que a procura de explicações ocorre e a conhecer a
sua natureza e extensão em alguns países do mundo, tem por base um
trabalho empírico centrado numa área geográfica e população determinadas.
Esta fase empírica tem como objectivos conhecer a dimensão e natureza do
fenómeno desde o Ensino Básico até ao Ensino Secundário e as razões que
os pais invocam para procurarem explicações.
Para a realização do trabalho empírico foram utilizadas técnicas diversificadas
de recolha de dados, sendo fundamentais o inquérito por questionário aos
professores do 1º ciclo, aos alunos e encarregados de educação de uma
amostra seleccionada do Ensino Básico e Secundário, e entrevistas semiestruturadas
a encarregados de educação que têm filhos em explicações.
Foram, ainda, realizadas entrevistas semi-estruturadas aos responsáveis dos
Centros de Estudo/Explicações/ATL existentes na área de estudo.
Os resultados deste trabalho revelaram que existem alunos de todos os níveis
de ensino desde o 1º ciclo até ao 12º ano a frequentar explicações, embora
apresentem características diferentes. As razões apresentadas pelos pais para
a procura de explicações variam segundo o ciclo ou nível de ensino. No 1º
ciclo centram-se no acompanhamento dos filhos durante o horário laboral dos
pais e na realização dos trabalhos de casa. Nos 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico incidem, essencialmente, na prevenção do insucesso escolar e na
aquisição de uma boa preparação de base. Os pais do Ensino Secundário,
apontam como razões fundamentais a importância de uma boa preparação de
base e a necessidade de os filhos obterem notas para entrar no Ensino
Superior. As responsabilidades imputadas à escola são referidas com pouco
destaque relativamente àquelas que se relacionam com as características dos
alunos e das famílias e com as políticas de acesso aos cursos superiores.
Este estudo poderá contribuir para um maior conhecimento do fenómeno no
país tanto numa perspectiva de complementaridade, como numa perspectiva
comparativa. Poderá, ainda, servir para levantar questões que despertem o
interesse por novas pesquisas, nomeadamente acerca do efeito das
explicações sobre os resultados da escola. The current research aims at contributing to the knowledge of the private
tutoring phenomenon in our country, more specifically of the reasons that
parents point out to look for this kind of service.
Since this a phenomenon which involves a complementary and/or competitive
educational service in relation to school, it is an up-to-date theme of the
outmost interest for Educational Sciences both for the implications it has on
school results and for the questions of educational and social equity it raises.
Besides a theoretical component that leads us to think about the social
contexts in which the search for private tutoring occurs and to know the nature
and extension of the phenomenon in some countries throughout the world, this
research work has as grounding an empirical work centred in a specifical
geographic area and population. This empirical work has as objectives to know
the dimension and nature of the phenomenon from Basic School to Secondary
School and the reasons that lead the parents to look for private tutoring.
For this empirical work we used different data gathering techniques, from which
the most important were the questionnaires to teachers of the 1st cycle of Basic
Education, to the students and parents of a selected sample of the Basic and
Secondary School, and the semi-structured interviews with parents whose
children attend private tutoring. Further, we conducted semi-structured
interviews with people in charge of Study Centres/Private Tutoring/Free-Time
Occupation Services of the research area.
The results of this research show that there are students from every school
level from the 1st cycle to the 12th year of schooling attending private tutoring,
even though they have different characteristics. The reasons put forward by the
parents for the search for private tutoring vary according to the cycle or school
level. In the 1st cycle the reasons are centred in the accompaniment of the
children during the parents working hours and in doing homework. In the 2nd
and 3rd cycles the reasons are related with the prevention of school failure and
with the acquisition of a good basis of preparation. Parents with children in the
Secondary Education point out as main reasons the importance of a good basis
of preparation and the need of the children to get good grades in order to have
access to Higher Education. The responsibilities attributed to school are given
relatively less importance than those related with the students and families’
characteristics and with the access to Higher Education policies.
This study, made in an area and population with particular characteristics that
are distinct from those of the area which was the object of a study in Portugal in
2001, can contribute to a greater knowledge of the phenomenon in the country
both in a complementary perspective and in a comparative one. It can, further,
contribute to raising issues that can foment the interest in new researches,
namely on the effects of private tutoring on school results. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação - Administração da Educação