Author(s):
Simões, Ana Raquel Gomes São Marcos
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4681
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Didáctica; Didáctica das línguas - Ensino básico 3º ciclo; Línguas - Desenvolvimento de competências; Diversidade linguística; Relações interculturais
Description
Enquadrado numa perspectiva praxeológica e interventiva da Didáctica de
Línguas, o nosso estudo fundamenta, descreve e analisa propostas de
realização de um trabalho escolar de educação em línguas, com vista ao
desenvolvimento da cultura linguística de alunos no final da escolaridade
obrigatória. Na sequência de uma discussão crítica de outros estudos
efectuados nesta área tendo em vista a compreensão da relação sujeito-língua
em contextos educativos, entende-se por cultura linguística o conjunto de
saberes, representações, estereótipos e mitos acerca das línguas, abrangendo
3 dimensões: a cognitiva, a imagética/representacional e a de práticas.
Depois de um estudo exploratório junto de uma amostra alargada de alunos,
no final da escolaridade obrigatória, do distrito de Aveiro, com vista à descrição
da sua cultura linguística, no qual utilizámos um inquérito por questionário,
foram identificados elementos didácticos úteis para um trabalho educativo
concreto. Procedeu-se, então, à implementação de um plano de intervenção
didáctica junto de uma turma do 9º ano de escolaridade, de uma escola do
concelho de Ílhavo, ao longo de um ano lectivo e de forma interdisciplinar.
A análise dos dados, recolhidos segundo diferentes métodos e instrumentos,
mostra que o trabalho efectuado permitiu o desenvolvimento da cultura
linguística dos alunos, nomeadamente: tornaram-se capazes de identificar e
comparar mais línguas, alargaram os seus projectos linguísticos, modificaram
ou perpetuaram as suas representações face às línguas e povos e
mostraram-se mais conscientes do diverso linguístico que os rodeia e mais
disponíveis para com eles lidar.
Partindo do terreno para a ele voltar, este estudo demonstra-nos como, no
âmbito da Didáctica de Línguas, se pode tornar útil e legitimar o saber
produzido através de e nas práticas. Within a praexeological and interventive framework of Language Didactics, our
study describes, sets up and analyses suggestions for school practice in
language education, aiming at the development of students’ linguistic culture,
when ending compulsory education. After a critical discussion of other studies
in this area which intended to study the relationship between individuals and
languages within educational contexts, we understand the concept of linguistic
culture as the amount of knowledge, representations, stereotypes and myths
about languages, including 3 dimensions: cognitive, representational and that
of practices.
After an exploratory study with an enlarged sample of students, from the district
of Aveiro, aiming at describing their linguistic culture, some useful didactical
elements were identified for a concrete educational practice. An
interdisciplinary didactical intervention plan was implemented with a 9th grade
class from a school in Ílhavo, during a school year.
When analysing the data, collected according to different methods and several
instruments, one may conclude that the project allowed the development of the
students’ linguistic culture, namely: they were able to identify and compare
more languages, enlarged their linguistic projects, modified or persisted on their
representations towards languages and people and they also became more
aware of the languages around them.
Collecting data on field to be able to intervene on it, this study is an example of
how, within Language Didactics, it is useful to produce and legitimate the
knowledge through and within educational practices. Doutoramento em Didáctica POCTI