Autor(es):
Neves, Anabela Tavares
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4671
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Desenvolvimento do turismo; Promoção turística; Empresas públicas - Turismo; Empresas privadas - Turismo; Cooperação empresarial
Descrição
O presente trabalho de investigação incide na análise dos impactos do
fenómeno das parcerias no sector do turismo, no contexto das tendências
internacionais de cooperação. A problemática da pesquisa centra-se na
avaliação da importância e da implementação e gestão de uma parceria entre os
sectores público e privado, na área do marketing e da promoção turística,
através do estudo das opiniões e da percepção dos membros integrantes da
Agência Regional de Promoção Turística – Porto e Norte de Portugal.
A revisão bibliográfica permite estimar a relevância da tendência crescente de
cooperação numa área de intensa competitividade como se assume a do
turismo e compreender a importância das parcerias para o desenvolvimento
planeado e sustentado do sector. É igualmente abordada a temática da
cooperação no marketing de destinos, bem como o papel do sector público e do
privado na promoção turística do produto global e regional. É ainda feita
referência ao papel da imagem e da marca na definição de políticas
promocionais conjuntas.
Para tentar dar resposta às questões propostas pelo estudo, resultantes da
reflexão teórica, a investigação empírica recorre a uma metodologia que
abrange a análise de conteúdo de uma entrevista bem como a utilização de
métodos e técnicas de análise estatística dos dados recolhidos, através da
aplicação de um inquérito aos representantes das instituições, organismos e
empresas que integram a Agência Regional de Promoção Turística – Porto e
Norte de Portugal. As respostas ao inquérito permitiram a caracterização dos
membros da parceria, bem como a avaliação das suas percepções
relativamente à importância das alianças na promoção turística, aos objectivos e
benefícios associados à cooperação no marketing dos destinos e que justificam
a integração nesta forma de cooperação, bem como a estimativa da relevância
atribuída aos factores de sucesso e aos limitadores do mesmo, na criação e
manutenção das parcerias no turismo.
Para além da descrição dos resultados obtidos com a análise dos dados,
procede-se à correlação das percepções dos representantes do sector público
com as entidades do sector privado, igualmente representadas na parceria. O
cruzamento dos resultados pretende demonstrar a proximidade ou afastamento
da posição e perspectivas do sector público e do sector privado, em matérias
relativas ao fenómeno das parcerias na promoção turística.
Com base nos resultados são sugeridas algumas directrizes e orientações a ter
em linha de conta na criação e manutenção de uma parceria no turismo, bem
como algumas recomendações para investigações futuras. This research work analyses the impact of the partnership phenomenon within
the tourism sector in the context of the international cooperation trends. The
research focuses the evaluation of the importance, implementation and
management of a partnership between public and private sectors, in marketing
and tourism promotion areas, through the study of perceptions and opinions of
the integrating members of the regional agency for tourism promotion– Oporto
and North of Portugal.
The literature review allows estimating the relevance of the growing trend to
cooperate in an area of intense competitiveness, as tourism is seen, and
understanding the importance of partnerships for planned and sustained
development of the sector. It equally approaches the topic of cooperation in
destination marketing, as well as the role of public and private sectors in the
tourism promotion of global and regional product. There is also reference to the
role of image and brand in defining cooperative marketing policies.
In order to respond to the questions created by the theoretical discussion, the
empirical research follows a methodology that includes the results of an
interview, as well as the use of methods and techniques of statistical analysis
of the data collected on a survey undertaken among the representatives of
organisations and companies which integrate the regional agency for tourism
promotion – Oporto and North of Portugal.
The survey allowed the characterisation of partnership members, as well as the
evaluation of their perceptions regarding the importance of alliances within
tourism promotion, the goals and benefits associated to cooperation in
destination marketing, the identification of the factors that justify integration,
and the estimation of the relevance given to success factors and its inhibitors in
the creation of partnerships in tourism.
Along with the description of the results from the data analysis, the correlation
of perceptions between the representatives of the public sector and the
managers of the private sector, which are represented in the partnership, is
also made. The cross examination of the results intends to demonstrate the
proximity or discrepancy of public and private sectors’ position and
perspectives, concerning subjects related to the partnerships’ phenomenon in
tourism promotion.
Based on the results, some directives and orientations to have in consideration
when creating and maintaining a partnership in tourism, as well as some
recommendations for future research, are also given. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Kastenholz, Elisabeth; Ferreira, Ana Maria