Autor(es):
Oliveira, Joana Isabel Branco de
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4660
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências da terra; Ecotoxicologia; Educação ambiental; Ensino básico
Descrição
A contaminação de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais
mas sobretudo a actividades humanas, como sejam, as descargas de
efluentes domésticos ou industriais, a lixiviação e escorrência de
pesticidas em terrenos agrícolas, entre outras. A avaliação dos efeitos
tóxicos de diferentes agentes em populações ou comunidades de
organismos vivos, que pertencem a ecossistemas aquáticos, pode ser
efectuada através da realização de ensaios ecotoxicológicos. Assim, o
trabalho que se apresenta foi desenvolvido em duas fases.
Na primeira fase do trabalho, pretendeu-se avaliar o impacto do aumento
da concentração do herbicida Paraquato® em três espécies de microalgas
verdes – Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella
vulgaris Beijerinck e Pandorina morum (Müller) Bory. Para isso,
aplicou-se a metodologia dos testes de toxicidade, tendo-se definido
previamente a gama de concentrações utilizada para cada espécie. De um
modo geral, a análise estatística (ANOVA) permitiu verificar diferenças
significativas com o incremento da concentração de Paraquato®. Assim,
conclui-se que P. morum é a alga mais sensível e P. subcapitata a mais
tolerante à presença do referido herbicida.
Na segunda fase do trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de teste
de inibição de crescimento algal aplicável ao 3º ciclo do Ensino Básico,
utilizando substâncias que não constituem um risco de manipulação por
parte dos alunos. Para isso, adaptou-se a metodologia dos testes de
toxicidade utilizando o conhecido sal de cozinha como agente tóxico a
testar. Este trabalho permitiu a comparação dos seus resultados com os dos testes toxicológicos vulgarmente utilizados na investigação. Assim,
desenvolveu-se uma metodologia simples e perfeitamente aplicável na
realidade material e orçamental das nossas escolas pelo que, se sugere
que os Professores do Ensino Básico a incluam como estratégia didáctica
no ensino das Ciências Naturais. The contamination of aquatic systems is due not only to natural causes
but above all to anthropogenic activity such as discharges of domestic or
industrial effluents, leaching and runoff of pesticides in agricultural
lands, among others. The evaluation of the toxic effects of different
agents in populations or communities of living organisms, belonging to
aquatic ecosystems, can be accomplished by carrying out
ecotoxicological assays. Thus, the present study was developed in two
phases.
In the first phase of the study, it was intended to evaluate the impact of
the increase of Paraquat® concentration in three microalgae species -
Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris
Beijerinck and Pandorina morum (Müller) Bory. For this, the
methodology of inhibition tests was applied, after previously defining
the concentration range used for each species. In general, the statistic
analysis (ANOVA) allowed verifying significant differences with the
increment of Paraquat® concentration. Thus, one concludes that P.
morum is the most sensitive species and P. subcapitata the most tolerant.
In the second phase of the study, a methodology of inhibition test
appliable to the 3rd cycle of basic education was developed by using
substances that do not constitute a risk of manipulation for the pupils.
For this, the test methodology was adapted using the ordinary salt of
kitchen as the toxic agent to test. This work allowed the comparison of its results with the ones obtained by the toxicological assays used in
research. Thus, a simple and perfectly appliable methodology, in the
material and budget reality of our schools, was developed. For that, it
suggests that basic education teachers include it as a didactic strategy in
the education of Natural Sciences. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pereira, Mário Jorge; Gonçalves, Fernando José Mendes