Autor(es):
Ferreira, Elisabete Tomaz
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4644
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Tecnologia da educação; Internet - Ensino básico 1ºciclo; Tecnologias da informação e comunicação
Descrição
Com este trabalho pretendemos estudar o impacte do programa
“Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas
do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, no distrito de Leiria. O programa foi iniciado no
ano lectivo de 2002/2003, por iniciativa do Prof. Doutor Mariano Gago, então
Ministro da Ciência e Tecnologia e veio mais tarde a ser designado
Internet@EB1.
O contexto inovador que o programa incluía, as múltiplas vicissitudes pelas
quais passou e o facto de contar já com três anos de trabalho efectivo nas
escolas, parecem constituir condições interessantes para levar a cabo um
estudo que nos permita perceber se existem alterações no modo como os
professores daquele nível de ensino integram as TIC nas suas práticas
lectivas.
O programa foi lançado no pressuposto de que haveria um conjunto de
objectivos qualitativos e quantitativos a atingir, não havendo, no entanto,
orientações metodológicas para a sua persecução. No início do programa foi
assumido que as Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis, em cada
distrito, pela formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
assumiriam a gestão distrital do programa e que, cada uma delas, teria inteira
autonomia para decidir sobre as suas opções metodológicas.
Pretendeu-se assim, de acordo com as opções tomadas no distrito de Leiria
efectuar um estudo de caso na tentativa de perceber que alterações se
verificaram na integração das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e detectar as possíveis causas de
sucessos e insucessos na sua implementação. O presente estudo teve por
contexto três escolas pertencentes ao agrupamento Vertical de Porto de Mós,
Concelho de Porto de Mós, Distrito de Leiria. O agrupamento em causa
encontra-se inserido numa zona semi-urbana e é composto por 32 escolas (31
EB1, 1 EB2) e 17 jardins-de-infância, sendo a sede de agrupamento uma
escola básica do 2.º ciclo.
Tendo em conta o número elevado de escolas pertencentes ao agrupamento,
optámos somente por três Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do
agrupamento referido, sendo os intervenientes a investigadora, os professores
que leccionaram nestas três escolas ao longo dos três anos em estudo, os
alunos do ano lectivo 2004/2005 da EB1 dos Bouceiros e da EB1 do Chão
Pardo, uma vez que se trata de escolas de lugar único, e os alunos do 3.º e 4.º
ano da EB1 da Corredoura.
Serão também informantes neste estudo os encarregados de educação
desses alunos, a gestão do agrupamento, a gestão distrital do Programa
Internet@EB1 e a Câmara Municipal do concelho em questão.
No enquadramento metodológico está implícito um estudo qualitativo, tipo
estudo de caso, em que se recorreu também a procedimentos próprios de
tracer study.
Este estudo conclui que o impacte do Programa Internet@EB1 foi bastante
reduzido nas escolas em estudo, sendo que as professoras intervenientes
necessitam ainda de muito apoio para ultrapassarem as suas barreiras à
integração das TIC nas suas práticas lectivas. Relativamente aos alunos o
impacte foi maior, sendo que estes revelam ter adquirido algumas capacidades
básicas na utilização das TIC. Ao longo da análise das entrevistas e dos
questionários verificou-se a necessidade de um maior diálogo, quer entre o
agrupamento e os seus professores, quer entre os professores e os
encarregados de educação.
Apesar das limitações que reconhecemos ao estudo pela sua dimensão,
pensamos poder contribuir para o repensar, aperfeiçoar e trazer inovação no
apoio prestado às escolas, incluindo outras que não fazem parte do presente
estudo. With this study we intend to study the impact of the programme
“Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas
do 1. º Ciclo do Ensino Básico”, later designated “Internet@EB1, in the district
of Leiria. The program was initiated in the school year of 2002/2003, by
Professor Mariano Gago, the former Minister of Science and Technology.
The innovative context of the program, the multiple difficulties it was faced with
and the fact that it has already had three years of effective implementation in
schools, seem to be interesting and essential conditions for the study of its
outcomes.
The programme was launched with the goal of reaching a set of qualitative and
quantitative objectives; however no methodological orientations were given. At
the beginning of the programme it was assumed that the Public Institutes of
Education responsible, in each district, for the primary teacher education
programmes would also be responsible for the local management of the
program and that they would have entire autonomy to decide on its
implementation methodological options.
The purpose of the present qualitative case study is to understand what has
changed, as far as ICT (Information Communications Tecnology) integration in
schools is concerned, and to detect possible causes of success and failure in
the implementation of the programme. For the case study, to which we added
the methodological principles of tracer studies, we chose three primary schools
from Porto de Mós, Municipal Council of Porto de Mós, district of Leiria. The
school group headquarters is situated in a semi-urban area and is comprises
32 schools (31 primary schools, 1 preparatory school and 17 kindergardens).
Due to the high number of schools belonging to this school group we chose to
study only three of them. Informers of this study were the teachers of these
three schools during the past three years, the pupils of the school year
2004/2005, their parents, the headmaster of the school group, the responsible
for the management of the program Internet@EB1 in the district of Leiria, the
Porto de Mós municipal adviser for education and the researcher.
The results of this study allow us to conclude that the impact of the program
Internet@EB1 was reduced in these primary schools. The teachers still need a
lot of support to overcome several barriers to the integration of ICT in their
pedagogical practices. As far as the pupils are concerned the impact of the
programme was quiet greater, as we can perceive from the analysis of the
questionnaires applied to them. From the analysis of the questionnaires and the interviews we can also infer that more dialogue is needed between the
headmaster of the school group, the teachers and the parents.
Despite the limitations of the study that have to do with its dimension, we
believe it to be a positive contribution towards rethinking the underlying
philosophy of programmes such as Internet@EB1 and towards proposing
innovative ideas for the support given to schools, including the ones not
involved in the present study. Mestrado em Multimédia em Educação