Author(s):
Figueiredo, Maria Fernanda Correia Martins Fino
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4638
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Psicologia do desenvolvimento; Profissão docente; Desenvolvimento psicológico; Activação do desenvolvimento
Description
Conscientes de que os professores são uma das classes profissionais que
acusam um maior desgaste apresentando, muitos deles, sintomas depressivos
e queixas somáticas, o presente estudo tem como objectivo reflectir e
identificar os problemas de saúde mental dos mesmos que, levam a
insatisfação e ao absentismo na docência e alertar para a necessidade do
desenvolvimento de competências que permitam elaborar estratégias no
sentido de ultrapassar os problemas.
Utilizando metodologias, qualitativa e quantitativa foram realizados dois
estudos. A amostra do estudo 1 foi constituída por 2 médicos e 3 professores e
a do estudo 2 por 251 professores a trabalhar no Distrito de Aveiro. Foram
utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semi-estruturada e três
questionários de tipo Like~t; Lista de Sintomas de Stress. (Bartone, et aL,
1989), STAI, (1 e 2) (Charles D. Spielberger 1983) e BDI-ll (Beck et a1 1988).
Na análise dos resultados recorremos a análise de conteúdo e a análise
estatística (descritiva e inferencial).
Os resultados do estudo 1 revelaram que os professores são de facto uma das
classes profissionais que mais procura consultas do foro psiquiátrico
recorrendo muitos deles, a medicação específica da especialidade. Podemos
ainda verificar que existe alguma insatisfação profissional que decorre
sobretudo de alguns factores nomeadamente, problemas ao nível das inter
relações, discrepância entre a formação inicial e a prática, sobrecarga de
trabalho e consequente falta de tempo e desvalorização do trabalho do
professor.
Relativamente ao estudo 2, os resultados indicaram alguns dados
preocupantes relativamente ao nível da insatisfação profissional e saúde
mental dos professores, com particular relevância para as queixas somáticas
Idepressivas e elevados níveis de ansiedade.
Destes estudos, sobressaem a necessidade de serem implementadas
intervenções a nível de todo o sistema educativo, bem como a nível de
estratégias de apoio aos professores em situações problemáticas. Conscious that teachers are one of the professional groups that accuse a
bigger consuming revealing, many of them, depressive symptoms and somatic
complaints, the current study has as aim to reflect and to identify the mental
health problems of the same ones that, lead to disstisfaction and to
absenteeism in the teaching profession and also to alert for the necessity of the
development of abilities that allow to elaborate strategies in the direction of
exceeding the problems.
Using methodologies, quantitive and qualitative two studies had been carried
through.
The sample of study 1 was composed by 2 doctors and 3 teachers and of study
2 for 251 teachers working in the District of Aveiro. The following instruments,
had been used: semi structured interview and three Likert type questionnaires
(Symptoms Checklist (SC), Bartone, et al., 1989), STAI, (1 e 2) (Charles D.
Spielberger 1983) e BDI-II (Beck et al 1988).. In the analysis of the results we
appealed to both contents and statistics (descriptive and inferential) analysis.
The results of study 1 had disclosed that teachers are, in fact, one of the
professional groups that more seeks consultations of the psychiatric forum,
turning, many of them, for aid to specific medication of the speciality.
We can still verify that some professional dissatisfaction exists which, above all,
results from some particular factors nominated, problems to the level of the
inter relations, discrepancy between the starting formation and the practical
one, overcharge of work consequent lack of time and depreciation of teachers’
work.
Comparatively to study 2, the results indicated some preoccupying data
relatively to the professional unsatisfyingness and mental health of the
teachers, with particular relevance for the somatic and depressive complaints.
From this study, it stands out the necessity to be implemented new
interventions to the level of all the educative system, as well as the level of
strategies of support to the teachers in problematic situations. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico