Autor(es):
Arroteia, Nuno Filipe Paulino
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4611
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de operações; Gestão estratégica; Marketing - Futebol
Descrição
A presente dissertação, realizada no âmbito do curso de Mestrado em Gestão
de Operações, tem como objectivo principal identificar as principais fontes de
valor para a Marca de clubes de futebol, e desenvolver uma metodologia de
avaliação da sua força.
De facto a gestão da Marca tem actualmente uma grande importância para os
clubes de futebol preocupados em inovar e desenvolver as suas actividades
comerciais e desportivas.
O estudo realizado, de natureza exploratória, permite a elaboração de um
modelo de análise da força da Marca de um clube de futebol elaborado a partir
da utilização e recurso a um conjunto de indicadores relacionados com este
sector de actividade. Trata-se de uma temática que não tem sido objecto de
uma densa pesquisa científica, sendo esta tese uma das pioneiras neste
campo de investigação.
A metodologia seguida tem em consideração a especificidade deste sector de
actividade sendo aplicada ao estudo do caso de um clube de futebol
português, e compreendeu duas etapas principais:
- a primeira, procedeu ao levantamento das questões relacionadas com a
identificação e a gestão da Marca e atendeu aos processos da sua
valorização, num contexto europeu, o mais adequado à análise que nos
propomos realizar;
- a segunda, é consagrada ao estudo de caso, o Sport Clube Beira Mar,
permitindo, a partir do estudo deste caso e dos resultados obtidos propor
diversas medidas de gestão conducentes ao fortalecimento da sua Marca.
Embora tendo presente um conjunto de limitações que decorrem da
especificidade do sector em análise, da ausência de estudos semelhantes e
das dificuldades inerentes à recolha e tratamento de indicadores, pensamos
com este estudo dar um contributo para a construção do conhecimento nesta
área de pesquisa. This dissertation is integrated on the research activities of the Master Course
on Management and Operations. It´s purpose is to identify the main sources of
Brand Value at football clubs, and to develop a methodology of evaluation of
their Brand Strenght.
Brand management as indeed a great relevance for football clubs, concerned
with the innovation and development of their commercial and sport activities.
This study, of exploratory nature, constructs a model of analysing the Brand
Strenght of a football club, through the analysis of several indicators of this
industry.
This theme has not been deeply investigated on scientifical terms, being this
thesis one of the pioneers on this field of investigation.
The methodology takes in consideration the particular characteristics of this
industry, and is applied to the case study of a portuguese football club. The
methodology comprises two mains parts:
- the first identifies the main issues on Brand Management and it´s value
ading processes on the European context;
- the second deals with the case study of a club, Sport Clube Beira Mar, and
proposes the improvement on several managerial processes in order to
strenght it´s Brand.
Although this work as some limitations which are a consequence of the
particularities of this economical sector, the lack of comparable studies on this
fiel of investigation, and of the difficulties regarding the gathering of information
and indicators, we think that it is a great step towards the building of knowledge
on this area. Mestrado em Gestão de Operações