Autor(es):
Casal, António de Almeida Lourenço
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4609
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Educação para a saúde; Tabagismo; Alcoolismo; Comportamento de risco - Adolescentes; Ensino secundário
Descrição
A escola constitui o espaço, por excelência, para intervir na prevenção dos
comportamentos de risco dos adolescentes. A Educação para a Saúde na
escola deve basear-se num conceito holístico de saúde, ser orientada para a
acção e envolver activamente os alunos. Estes princípios fundamentam o
designado Paradigma Democrático de Educação para a Saúde. Vários grupos
de trabalho da Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde, no âmbito da
Educação para a Saúde Democrática, sugerem a abordagem pedagógica
IVAC (Investigations–Visions–Actions–Changes). A perspectiva democrática
de educação para a saúde defende que, a partir do desenvolvimento de
conhecimentos e percepções, os alunos adquiram a competência para a acção
e para a mudança. Esta finalidade pode ser alcançada através de um projecto
de acção orientado pelo professor.
Este trabalho de investigação compreende duas partes. A primeira é um
estudo descritivo com a finalidade de caracterizar as percepções, atitudes e os
hábitos de consumo de tabaco e de álcool dos alunos. A segunda é um estudo
longitudinal e compreendeu a implementação de um plano de intervenção,
com o intuito de influenciar positivamente os conhecimentos, percepções e
intenções de consumo de tabaco e de álcool.
Os resultados obtidos no estudo descritivo apontam para alguma falta de
significância, para os alunos, de algumas temáticas de saúde. Apesar de mais
de oito décimos dos alunos percepcionar negativamente o tabagismo, cerca de
um quinto dos rapazes e um décimo das raparigas fuma pelo menos uma vez
por semana. Cerca de dois terços dos alunos percepciona negativamente o
consumo de álcool. Contudo, quase dois terços dos rapazes e perto de um
terço das raparigas consome bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por
semana.
O estudo longitudinal mostrou um aumento da percepção negativa, um
aumento dos conhecimentos das consequências, tanto do tabagismo como do
consumo de álcool. Este estudo aponta também para uma diminuição nas
intenções de consumo tanto em relação ao tabaco como às bebidas alcoólicas.
Os resultados mostram a eficácia, pelo menos a curto prazo, e a importância
da implementação, na escola, de uma educação para a saúde democrática,
em detrimento de uma educação para a saúde moralística. School is the most relevant place for an intervention towards the prevention of
health risk behaviour among adolescents. School health education should be
grounded on a holistic concept of health, should be action-oriented and involve
students actively. These principles support the democratic health education
paradigm. Several groups from the European Network of Health Promoting
Schools suggest the IVAC (Investigations-Visions-Actions-Changes) approach.
The democratic health education’ perspective claims that pupils acquire the
action competence and generate change through the development of
knowledge and perceptions. This goal can be achieved through an action
project lead by the teacher.
This investigation comprises two parts. The first is a descriptive study and
intend to characterise the perceptions, attitudes and the students’ consumption
patterns of tobacco and alcohol. The second part is a longitudinal study and
presents the results of the implementation of an intervention plan in order to
influence positively the knowledge, perceptions and intentions of tobacco and
alcohol consumption.
The results from the descriptive study indicate a lack of significance of some
health issues for the students. Although more than eight tenth of the students
evidence negative perception of smoking, about a fifth of the boys and a tenth
of the girls smoke at least once a week. Approximately two thirds of the
students show a negative perception of alcohol consumption. However almost
two thirds of the boys and about a third of the girls consume alcoholic drinks at
least once a week.
The results of the longitudinal study display an increase of the negative
perception, a rise of the knowledge of the consequences of smoking as well as
alcohol consumption. This study shows a decrease of the intentions to
consume tobacco and alcoholic drinks.
The results show the effectiveness, at least at a short time, and the importance
of the implementation of the democratic health education rather a moralistic
heath education. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pereira, Maria de Lourdes; Baptista, Luís