Autor(es):
Barbeiro, Luís Filipe de Oliveira
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4575
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Viagens de estudo; Educação informal; Desenvolvimento individual
Descrição
Das abordagens contemporâneas à aprendizagem em ciência em
contextos informais, surge a questão de investigação que conduz este
trabalho: “Que influência na aprendizagem em ciência tem uma visita de
estudo no aluno?” A presente investigação tem como pressuposto uma
definição multidimensional de aprendizagem, incluindo outras dimensões para
além da de conhecimento e compreensão, como a dimensão de capacidades,
de atitudes e opiniões, de acções e comportamentos, e ainda uma dimensão
intrapessoal e de envolvimento social, induzidas para este estudo a partir da
literatura. Desenvolveu-se para modelo orientador de recolha e análise de
dados uma adaptação do “Modelo Contextual de Aprendizagem”, que tem
como característica fundamental considerar a importância do contexto na
reflexão sobre a aprendizagem em ciência. Procedeu-se à adaptação deste
modelo, de forma a adequá-lo às particularidades de alunos em visita de
estudo, enquadrado no SMILES - School-Museum Integrated Learning
Experiences in Science. Este, implicou uma abordagem holística, encarando a
complexidade de factores que influenciam a aprendizagem como um colectivo
indissociável; e uma abordagem longitudinal, que compreende a aprendizagem
como um processo dinâmico que se desenrola ao longo do tempo e que não
está circunscrito a eventos singulares.
Considerou-se como metodologia o estudo de caso instrumental, de
carácter exploratório e descritivo – interpretativo. O caso concerne a uma
aluna a frequentar o sétimo ano de escolaridade em visita de estudo escolar a
um Centro de Ciência. Definiram-se e adaptaram-se os instrumentos de
recolha de dados; Entrevista qualitativa com uso de imagens; modelos e
tarefas de desenho; Observação participante não intrusiva através de
videogravação; e recolha de documentos. A entrevista ocorreu quatro dias
antes da visita, uma semana depois, e dois meses após esta; a videogravação
foi efectuada durante a visita de estudo. Para a análise e tratamento dos dados
de vídeo e textos transcritos utilizou-se a Análise de Conteúdo Qualitativa, a
Condensação e desenvolveu-se uma grelha de observação de Indicadores de
Envolvimento em Processos de Aprendizagem.
As principais conclusões desta investigação apontam para que:
- a aprendizagem está associada a uma interacção complexa entre
diversos factores referentes aos contextos pessoais, socioculturais e físicos; e
que todos estes múltiplos factores como um colectivo, e não individualmente,
influenciam o processo de aprendizagem;
- uma visita de estudo a um museu pode levar um aluno a construir
significado a partir desta, revelando desenvolvimento em múltiplas dimensões
da aprendizagem;
- os resultados de aprendizagem a curto prazo influenciam o percurso
de aprendizagem de ciências ao longo do tempo; evidenciando decréscimo,
afastamento das aprendizagens reveladas a curto prazo mas igualmente
saliência, reafirmação, aprofundamento e surgimento de novas aprendizagens. From the contemporary approaches to science learning in informal
contexts, emerges the research question that drives this study: “What
influence on a student’s science learning has a school trip?” This dissertation
builds on a multidimensional definition of learning, including more dimensions
besides the one of knowledge and understanding, like the dimension of skills,
attitudes and opinions, actions and behaviours, and an intrapersonal, and
social engagement dimensions.
To guide the collection and analyses of data, an adaptation on the
“Contextual Model of Learning” was developed. This model’s main feature is to
consider the importance of context when reflecting on science learning. In
order to adapt this model to the characteristics of students in school visits, the
model SMILES - School-Museum Integrated Learning Experiences in Science,
was taken into consideration. The adapted framework took a holistic approach,
regarding the complexity of factors that influence learning as a collective, and
a longitudinal approach, emerging from a conception of learning as a dynamic
process that develops with time, not limited to single events.
The methodology adopted was an instrumental case study, exploratory
and descriptive-interpretative. The case was a female student, on the seventh
grade, on a school trip to a science centre. The data collection instruments
were chosen and adapted, qualitative interview with the use of images; models
and drawing tasks; non intrusive participant observation through
videorecording; and document collecting. The interview took place four days
before the visit, one
week after and two moths after. To analyse the data, video and dialogues, was
used Qualitative Content Analysis and Condensation and a set of indicators of
Engagement in Learning Processes.
The main conclusions of this research study point to:
- learning is related to a complex interaction between diverse factors referring
to personal, sociocultural and physical contexts, and all this multiple factors
influence the learning process as a collective, not individually;
- a school visit to a museum can lead the student to make meaning from it,
developing multiple dimensions of learning;
- the short time learning outcomes influence the future pathway of science
learning, leading to the fading of learning that took place in short term, but also
to a reaffirmation and greater depth of learning and even the appearance of
new learning. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência