Autor(es):
Gonçalves, Maria de Lurdes Santos
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4330
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Ensino de línguas; Multilinguismo; Professores do secundário
Descrição
Este trabalho, desenvolvido por uma professora em contexto académico,
movida por uma vontade de intervenção em contexto escolar para melhoria da
qualidade do desempenho profissional e das aprendizagens dos alunos,
assenta: por um lado, num entendimento de desenvolvimento profissional (DP)
enquanto processo contínuo que se articula com e inscreve na prática do
quotidiano docente; e, por outro lado, num entendimento da educação em
línguas como um processo que valoriza a diversidade e enfatiza o
plurilinguismo como valor e competência, enriquecendo os repertórios
linguístico-comunicativos dos sujeitos, de modo a facilitar a abertura ao Outro,
num processo de construção e recriação de significado sobre o mundo e sobre
si na relação com esse Outro.
Pretendeu-se, neste estudo, compreender o processo de desenvolvimento
profissional de professores de línguas, tentando identificar potencialidades e
constrangimentos que se colocam a esse desenvolvimento profissional em
contexto. Para tal, foi desenvolvido um projecto de formação para a educação
plurilingue numa escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico com um
grupo de cinco professoras ao longo de dois anos. A formação, promovida
através de um Centro de Formação de Escolas e acreditada pelo Conselho-
Científico da Formação Contínua desenvolveu-se em duas fases. A primeira
fase (2004/2005), na modalidade Oficina de Formação com 10 sessões de
formação num total de 50 horas, e a segunda fase (2005/2006), na modalidade
Projecto com nove sessões de formação, num total de 50 horas.
O estudo seguiu uma metodologia de cariz qualitativo e de inspiração
interpretativa/fenomenológica, pretendendo colocar em evidência o sujeito e
sublinhando a interacção que estabelece consigo e com os outros, a partir das
práticas discursivas que vai construindo.
A estratégia investigativa desenhou-se em torno do estudo de caso no qual
procurámos analisar a (des/re)construção de conhecimento profissional no
contexto de um grupo de professoras em formação. Esta análise assumiu duas
vertentes, uma tomando a interacção entre o grupo como alvo de análise,
outra olhando para o percurso de cada formanda na sua singularidade.
Os dados recolhidos e analisados incluem um inquérito por questionário inicial,
a transcrição das sessões de formação e as reflexões escritas ao longo das
duas fases da formação, bem como um inquérito por entrevista semiestruturada,
após o terminus da formação, em Julho de 2007.
Os resultados da análise indicam que os processos formativos que promovem
o questionamento de si e das suas práticas, ajudando a identificar
representações e a analisar o modo como as representações interferem ou
não nas práticas para, em seguida, estas poderem ser reconstruídas, são
facilitadores de DP. Evidenciaram-se, nestes processos, dois tempos de
formação distintos, mas complementares, o tempo da observação e da análise
e o tempo da apropriação e da acção, que englobam espaços de trabalho individual e colectivo. Nestes dois tempos de formação identificámos quatro
modos facilitadores da reconstrução do conhecimento profissional,
nomeadamente: a articulação da teoria com a prática; a tomada do objecto de
trabalho em objecto de análise e de experimentação, incluindo a visualização,
a análise e a reflexão sobre as experiências realizadas; a colocação do aluno
no centro do processo de ensino; e o alargamento da consciencialização do
trabalho com as línguas e das suas finalidades educativas. Estes quatro
modos constituem-se como impulsionadores ou inibidores de DP, dependendo
a sua percepção de factores, tanto de carácter individual como de carácter
colectivo. Os factores de carácter individual dizem respeito ao
comprometimento, ao empenho, ao modo como cada sujeito se vê como
pessoa e como profissional, bem como à fase da carreira em que se situa. Os
factores de carácter colectivo dizem respeito aos contextos nos quais o sujeito
se move, nomeadamente a cultura da escola em que exerce funções, às
relações interpessoais e profissionais que estabelece com os colegas de
trabalho e às possibilidades e espaços de formação que cada sujeito encontra
com os outros. Tendo constatado que o desenvolvimento profissional é fruto
da intersecção da acção individual com a acção colectiva, concluímos que, na
constituição de ambientes facilitadores de DP, importa ter em conta seis
componentes: a apropriação individual da construção do conhecimento
profissional pelos sujeitos, a construção de oportunidades de desenvolvimento,
a construção da capacidade de intervenção em contexto, a promoção da
colegialidade, a monitorização e avaliação de processos e resultados do
trabalho no âmbito do DP e a criação de espaços e tempos próprios para esse
trabalho.
Os resultados da análise indicam também que a formação em contexto permite
iniciar um trabalho de DP porque cria condições de auto/hetero/eco e coformação
que incluem um potencial de aprendizagem profissional
transformativa. Enquanto constrangimentos ao DP em contexto destacam-se
aspectos contextuais que se relacionam com o tempo e a sua gestão, bem
como com a visibilidade, o reconhecimento e o impacto do trabalho realizado
no contexto.
Através da descrição e análise de uma experiência de formação contínua em
contexto, este trabalho revela possibilidades de ultrapassar os
constrangimentos contextuais, sublinhando as potencialidades de
desenvolvimento profissional em contexto, pelo modo como professoras,
predispostas à mudança e comprometidas com a profissão, onde os alunos
têm um papel particular, são capazes de inscrever transformação nas suas
práticas, evidenciando a urgência não só de um apoio concreto e explícito,
mas também de reconhecimento do trabalho desenvolvido em cada sala de
aula, com cada turma, à descoberta de si e do outro, através das línguas para
a construção de um mundo mais plural. This work was developed by a teacher within the academia, who is moved by a
desire to intervene in the school context so as to improve the quality of
teaching and student learning. On the one hand, this study is based on an
understanding of professional development (PD) as an ongoing process which
is linked to and part of the daily teacher practice. On the other hand it is based
on an understanding of language education as a process that values diversity
and underlines plurilingualism both as a value and as a competence.
Plurilingualism refers to the development of the linguistic-communicative
repertoires of the individuals and it is seen as doorway of openness to the
Other, as a process of meaning construction and recreation about the world
and about the individuals themselves in relation to Otherness.
This study aims to understand the characteristics of the process of professional
development and to identify ways of reconstructing knowledge in context, which
facilitate that process. It further intends to identify the strengths and constraints
of PD within the school context. Thus, we developed an in-service teacher
education programme for plurilingualism in a secondary school with a group of
five teachers, over two school years. The programme was developed in the
scope of a School Centre for In-service Teacher Education and accredited by
the Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Scientific-
Pedagogic Council for In-service Teacher Education) and was divided into two
phases. The first phase, which occurred during 2004/2005, was a Workshop of
10 sessions, with a total amount of 50 hours, and the second phase, during
2005/2006, was a Project of nine sessions, with a total amount of 50 hours.
The study followed a qualitative methodology of interpretive /
phenomenological inspiration which highlights the individual and stresses
interaction with themselves and with the others, thus putting an emphasis on
the discursive practices of the individuals. The research strategy comprises a
case study in which we tried to analyse the (de/re) construction of professional
knowledge within the group of teachers attending the in-service teacher
education programme. This analysis was twofold, one concerning the
interaction among the group of teachers, the other looking at the way each
teacher constructed their own path.
The collected and analysed data include an initial survey by questionnaire, the
transcription of the working sessions and written reflections along the two
phases of the work, as well as a semi-structured interview after the end of the
teacher education programme, which occurred in July 2007.
The analysis results indicate that the formative processes that promote the
questioning of the teachers themselves and of their practices are facilitators of
PD. These processes help teachers to identify their representations and
examine how the representations interfere in their practices and in this way they foster knowledge reconstruction. These processes comprise two distinct
but complementary paces of growth which proved crucial to the process of PD:
the pace of observation and analysis and the pace of learning and action,
including both individual and collective work.
Within these two paces of growth we identified four modes that facilitate the
reconstruction of professional knowledge, namely: connecting theory to
practice; taking language not only as a working object but also as an object of
analysis and experimentation, including observing, analysing and reflecting on
the experiments; taking the pupils as centre of the teaching process; and also a
more conscious connection of the daily work with languages within the broad
goals of language education.
These four modes can act as drivers or inhibitors of PD, depending on how the
factors of individual and collective nature are perceived by the teachers. In the
first we include individual factors, such as teachers’ personal commitment,
personal and professional self image and career stage. In the latter we include
collective factors, such as the school culture where teachers work, the
interpersonal and professional relationship to colleagues and the opportunities
and spaces for collaborative ongoing teacher learning.
Bearing in mind our results, that professional development lies at the
intersection of both individual and collective action, we conclude that the
creation of environments that foster PD should take into account six
components: individual teachers’ ownership of the construction of professional
knowledge, the construction of growth opportunities, the construction of an
ability to intervene in context, the promotion of collegiality, the monitoring and
evaluation of the processes and the results of PD work, and the creation of
suitable spaces and times for PD.
The results further indicate that contextualised actions of PD are the beginning
of a broader work of PD because they create conditions for self / hetero / echo
and co-education that include a potential for transformative professional
learning.
As constraints to the PD within the school context this study highlights
contextual issues, which are related to the time and its management, as well as
the visibility, the recognition and the impact of PD work in the school.
The description and analysis of this experience of in-service teacher education
has shown possibilities to overcome constraints and has stressed the
potentiality of professional development within the school. The involved
teachers, willing to change and committed to their profession where pupils play
the leading role, were able to introduce changes in their practices. Their
process of professional development has shown that it is urgent to explicitly
support and recognise teachers’ work in each classroom with each group of
children or youngsters in the task of discovering themselves and the Other
through languages, thus helping to construct a more plural world. Doutoramento em Didáctica FCT; POPH