Author(s):
Marques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopes
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4301
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Turismo; Destinos turísticos; Marketing; Promoção turística
Description
Este projecto de investigação tem como objectivo essencial avaliar a
importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos
destinos turísticos. Para tal, um ano antes do Euro 2004, foi aplicado um
inquérito aos turistas estrangeiros (actuais e potenciais do destino) de forma a
analisar a imagem percepcionada de Portugal, enquanto país organizador do
evento, no contexto da imagem global de Portugal enquanto destino turístico.
Tendo como base de análise Portugal, pretende-se averiguar nomeadamente
o potencial impacto dos grandes eventos na alteração e melhoria da imagem
do país, quais as principais vantagens e desvantagens resultantes, bem como
o papel que terá o Euro 2004 em todo este processo.
Desde os anos 90, Portugal já teve a oportunidade e a capacidade de realizar
alguns eventos de grande dimensão, que marcam decididamente uma era e
proporcionam uma grande auto-estima e visibilidade internacional. Exemplos
disso são a Lisboa 1994, Expo 98, Porto 2001, o campeonato do Mundo de
andebol e de ciclismo e o Masters de ténis.
O Euro 2004 será mais um importante passo na afirmação de Portugal no
Mundo e na demonstração da vitalidade, capacidade de realização e
maturidade do país, contribuindo para um reposicionamento da imagem de
Portugal com potenciais reflexos positivos em todos os sectores da actividade
económica, especialmente no turismo. Isto, directamente, através do
acréscimo do número de visitantes e receitas turísticas, e indirectamente, pela
projecção, visibilidade mediática, notoriedade e efeito catalisador de
desenvolvimento.
Os resultados finais do estudo confirmam a importância do evento no “upgrade”
da imagem do país, apesar da existência de outros atributos da imagem
de Portugal desempenharem um papel mais decisivo na atractividade do país
enquanto destino turístico, sendo o evento encarado mais como uma atracção
complementar do destino. The main goal of this research paper is to measure the importance that major
events have both in promoting and solidifying the image of a tourist destination.
Focusing on the year prior to Euro 2004 and the opinions expressed by
tourists, this paper specifically analyzes the image of Portugal as the host
country of this event, in the context of the broader image of Portugal as a
tourist destination.
Portugal was the country chosen as the subject of the research, which will
show what the advantages of hosting major events are, and whether they have
the ability to change and/or improve the image of the country. This paper also
aims at anticipate the role that the EURO 2004 will play in this process.
Since the 90s, Portugal has had the opportunity to host a variety of events,
whose importance not only contributed to feed and improve its self-image, but
also to increase its international exposure. Some examples are: Lisboa 1994,
Expo 98, Porto 2001, World Handball Championship, World Cycling
Championship and the Masters (Tennis).
The EURO 2004 will be another important step towards the strengthening of
the Portuguese position in the world. It will show the maturity, vitality,
organization and strength of the country; and contribute to the repositioning of
Portugal with its potential positive impact in all sectors of the economic activity.
The Tourism Industry will be the most influenced both directly, with the increase
in its revenue due to a higher influx of visitors, and indirectly through media
exposure, international recognition and its overall development.
As this research will show, other attributes of Portugal play a bigger role in the
country’s appeal as a holiday destination than the event itself. The tournament
is rather viewed as a complementary attraction; however, its relevance in the
enhancement of the image of this country is clearly understood. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo