Author(s):
Martins, Ana Isabel Moita Saraiva
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4294
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ciências da fala e da audição; Audição; Terapia da fala
Description
Objectivo: O terapeuta da fala é um dos profissionais responsáveis pelo
rastreio do processamento auditivo central. A pertinência do rastreio na área
processamento auditivo é demonstrada pelo impacto que uma perturbação
nesse domínio tem no desenvolvimento linguístico, académico, emocional e
social do indivíduo.
O objectivo deste estudo foi a criação de uma primeira versão de um
instrumento de rastreio, dirigido a crianças em idade escolar, que pudesse ser
administrado pelo terapeuta da fala em meio escolar e que permitisse detectar
crianças em risco de terem uma perturbação do processamento auditivo
central.
Método: Tendo por base a revisão bibliográfica, criou-se uma proposta de
rastreio, constituída por um questionário, testes audiológicos e linguísticos. O
questionário, incidente em características comummente observadas em
crianças com perturbação do processamento auditivo central, foi dirigido aos
pais e aos professores das crianças. Os testes foram administrados às
crianças em meio escolar.
Participaram, neste estudo, 96 crianças, entre os 7 e os 10 anos de idade.
Resultados: O instrumento de rastreio permitiu uma boa separação entre o
grupo com suspeita de ter perturbação do processamento auditivo central e o
grupo sem suspeita. Os testes audiológicos foram os que demonstraram maior
capacidade de separação entre os dois grupos. Os valores de desempenho
nos vários testes aproximam-se dos resultados obtidos noutros estudos.
Verificou-se uma diferença acentuada, entre pais e professores, quanto ao
número de queixas assinaladas no questionário. Em média, os pais assinalam
sempre mais problemas que os professores.
Discussão: Os resultados deste estudo vão de encontro à literatura e
fornecem, desta forma, suporte para a existência, em Portugal, da primeira
versão de um instrumento de rastreio do processamento auditivo central.
A presença de crianças, sem qualquer queixa por parte dos pais e dos
professores, e que falharam nos testes justifica, na constituição do instrumento
de rastreio, a inclusão simultânea e complementar de questionário e de testes.
Os resultados sugerem a viabilidade de aplicação do instrumento de rastreio
em meio escolar, pelo terapeuta da fala.
Dada a discrepância entre os resultados dos pais e dos professores, bem
como a falta de informação validada relativa ao desempenho dos testes, a
maior dificuldade metodológica deste trabalho relaciona-se com a forma de
separação dos grupos. Objective: The speech language pathologist is one of the responsible
professionals for the central auditory processing screening. The relevance of
the screening in the auditory processing area is shown through the impact a
disorder in this domain reveals in the linguistic, academic and social
development of an individual.
The aim of this study was to create a first version of a screening instrument
addressed to school-age children, which could be applied by the speech
language pathologist in school environment and allows him/her to identify
children at risk of having central auditory processing disorder.
Method: Having in mind a bibliographical review, a proposal of screening has
been created, consisting of a questionnaire, audiologic and linguistic tests. The
questionnaire which focuses on characteristics commonly observed in children
with central auditory processing disorder, was directed to children’s parents
and teachers. The tests were administrated to children in school environment.
96 children, between 7 and 10 years of age, participated in this study.
Results: The screening instrument allowed a good separation between the
group with suspicion of having a disorder in the central auditory processing and
the group without any suspicion.
The audiologic tests have revealed higher capability of separation among both
groups. The results of the several tests were similar to the one referred to in
other studies.
It was possible to verify a severe difference between parents and teachers,
concerning the number of complaints pointed out in the questionnaire.
Discussion: The results of this study are similar to the one found in literature
and provide a basis for the existence of the first version of an instrument for the
central auditory processing screening in Portugal.
The presence of children without any complaint indicated by their parents or
teachers and who still failed the tests, justifies the simultaneous and
complementary inclusion of a questionnaire and tests, when the instrument of
screening was constituted.
The results suggest the viability of the application of the screening instrument in
school environment by the speech language pathologist.
Considering the discrepancy among the results of parents and teachers, and
the lack of validated information concerning the tests performance, the major
methodological difficulty of this assessment is related to the group separation. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição