Document details

A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira...

Author(s): Ramos, Ana Paula de Oliveira cv logo 1

Date: 2002

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4212

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Supervisão de professores; Língua portuguesa; Ensino da língua materna; Expressão escrita - Correcção de erros


Description
Pretendemos , com esta Dissertação, fazer um estudo, dentro do enfoque da aceitação textual, estabelecendo a complexa ligação entre os códigos de “monitoring” e de “managing”, utilizados pelo Professor de Português em sala de aula. Partindo da análise feita por professores estagiários , de textos de alunos, vamos definir parâmetros de aceitação pré-fixados que enfermam a atitude do professor-estagiário, ao colocar-se em função de avaliador. Seguidamente, iremos sistematizar os possíveis níveis de tolerância interactiva que permitem que a continuidade do diálogo em aula seja restaurado, quando o professor recorre a diversos sistemas linguísticos de resolução de problemas. Finalmente, analisamos as instruções de correcção, fornecidas pelos professores, para concluir sobre o ajuste destas, e verificar a identificação entre os processos de intencionalidade possíveis, usados pelos alunos e os respectivos códigos de aceitabilidade a que o professor recorreu. Segue-se, em conclusão, algumas instruções para o professor/supervisor, que lhe permitam desenvolver em contextos de formação inicial uma metodologia do ensino da escrita, integrando modelos de correcção. Supervisão
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Albuquerque, Maria de Fátima Mamede de
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU