Autor(es):
Pereira, Marta Luísa Soares Ribeiro
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4026
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Comunicação na empresa; Línguas estrangeiras; Indústria da cortiça - Santa Maria da Feira (Aveiro, Portugal)
Descrição
Nesta conjuntura mundial de globalização, em que a concorrência é
cada vez mais ávida, não só no âmbito local ou nacional mas cada vez
mais a nível internacional, é cada vez mais imperativo as empresas
estarem preparadas para fazer face aos desafios para se manterem nos
mercados em que focam os seus negócios e também no sentido de
investirem e penetrarem em novos. Para que a resposta seja eficaz,
especialmente quando se trata de situações a nível internacional, as
empresas têm necessidade, para além da constante modernização e
inovação, de elevarem os seus recursos humanos a um patamar exímio
no que diz respeito à forma e qualidade de contactar com o estrangeiro.
Neste sentido, o objecto de estudo baseou-se em empresas do sector
que mais sucesso tem a nível nacional no que respeita a produção e
exportação – o sector da cortiça – do concelho que mais empresas de
cortiça e produtos de cortiça aglomera – Santa Maria da Feira. Foi feita
uma análise com o objectivo de fazer um levantamento das dificuldades
e necessidades que os seus funcionários poderiam ter relativamente ao
tipo e forma de comunicação utilizada com o estrangeiro, na área de
negociação e línguas estrangeiras, para finalizar com uma proposta de
intervenção formativa nas áreas mais relevantes para o sucesso pessoal
e profissional dos trabalhadores e consequentemente das empresas. In this world globalization conjuncture, that leaves to a solid
competitiveness, not only local or national based but also more and
more internationalized, it’s imperative that the companies stay
prepared to face the challenges to continue in the markets that their
business are focused and also to invest and penetrate in new markets.
In order to give an effective response, especially in an international
level, the companies need a constant modernization and innovation
but, most of all, to take the quality and the contact approaches with the
foreign countries of their employees to a higher level. Regarding this,
the study was based on the companies of the most successful sector in
Portugal in respect to production and export – the cork sector – of the
region with the biggest number of cork and cork products companies in
the country – Santa Maria da Feira. The study investigation has the
purpose of gather information about the difficulties and necessities that
the employees might have regarding the use of international
communication type and forms, in negotiation skills and foreign
languages use, to end with a training intervention proposal in the most
relevant subjects for the personal and professional success of the
employees and consequent success of the companies. Mestrado em Línguas e Relações Empresariais