Autor(es):
Moura, Ana Rita Lucas de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4022
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Indústria cerâmica
Descrição
O presente relatório é o resultado final de um estágio curricular, integrado no
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, desenvolvido na empresa
Aleluia Cerâmicas S.A, e tem como objectivo fornecer uma breve perspectiva
do mercado de pavimentos e revestimentos cerâmicos na Alemanha, e mais
concretamente a relação deste mercado com a empresa. Com esse objectivo,
foram analisados dados relativos ao comércio internacional destes produtos,
existentes em algumas associações industriais do sector. Em primeiro lugar é
feita uma breve caracterização do sector da indústria cerâmica na Europa e em
Portugal, seguida do subsector dos pavimentos e revestimentos cerâmicos.
Posteriormente, são analisados dados relativos ao mercado alemão destes
produtos, nomeadamente ao nível das importações, dos principais canais de
distribuição, das tendências gerais de consumo, entre outros. Por fim, é feita
uma apresentação da empresa onde decorreu o estágio, bem como a sua
relação com o mercado alemão, passando também pelas actividades
desenvolvidas durante o estágio. This report is the final result of a curricular internship in the company Aleluia
Cerâmicas S.A., as an integrant part of the master in Languages and
Business Communication. It provides a brief perspective of the wall and floor
tiles market in Germany, especially the connection between this market and
the company Aleluia, analyzing some data related to the international trade of
these products. First, the ceramics industrial sector in Europe and Portugal is
shortly described, followed by the subsector of ceramic wall and floor tiles.
Furthermore, data referring to the German market of these products are
analyzed, such as: imports, main distribution channels, general consumption
tendencies, among others. Finally, a presentation of the company Aleluia is
made, as well as its connection with the German market, in addition to the
activities developed during the internship. Mestrado em Linguas e Relações Empresariais