Author(s):
Rodrigues, Hermínia Maria Morais
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4004
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação comunitária; Teatro: Impacto sociocultural: Avintes (Portugal); Expressão dramática; Desenvolvimento da criatividade; Desenvolvimento individual
Description
Com esta dissertação, procurámos reflectir sobre as relações entre teatro e
expressão dramática, manifestações culturais diferenciadas que proporcionam
experiências sociais de valor essencial na educação, ao compreender as suas
relações no âmbito das correntes e teorias sobre a temática. A constatação de
um afastamento cada vez maior do papel da escola como pólo cultural e da
desvalorização dos aspectos sensoriais e afectivos, conduziu a procura de
fundamentos da educação pela arte, particularmente a teatral, por ser a mais
completa. O jogo dramático, de faz-de-conta, está na base da constituição dos
grupos humanos não podendo deixar de fazer parte da experiência escolar.
Em Avintes - "Capital do Teatro Amador" -, Brincar a ser faz parte das
vivências da comunidade pela forte implantação das colectividades de teatro
amador, dai o interesse em procurar as razões socioculturais para a
importância que o teatro amador tem nesta localidade. O contacto próximo
com esta realidade despertou o interesse pela divulgação de uma prática
promotora da qualidade de vida das crianças e das populações.
As pontes entre o associativismo cultural e a educação foram motivo de
pesquisa na tentativa de propor caminhos para a integração do teatro na
educação. A qualidade da educação é melhorada pela ligação a arte e a
cultura, e a sociedade tem oportunidade de participar nas tomadas de decisão
da escola, através do apoio dado ao teatro e a expressão dramática, tornandoas
algo mais do que vivências isoladas. A reflexão e depoimentos do grupo de
respondentes constituíram o fio condutor para encontrar respostas e efeitos na
mudança de paradigma da escola, tornando a formação do ser prioritária em
relação a transmissão do saber. This dissertation sought to reflect on the relationship between theater and
drama, different cultural experiences that provide essential social value of
education, to understand their relationship in chains and theories on the
subject. The finding of increasing remoteness of the school's role as a cultural
hub and the devaluation of sensory and affective aspects, led the search for
foundations of art education, particularly the theater as the most complete. The
dramatic game of make-believe, underlies the constitution of human groups
cannot fail to be part of the school expetience.
In Avintes - "Capital of Amateur Theatre" - Playing to be is part of the
expenence of community for the strong presence of local amateur theater,
hence the need to explore the reasons for the socio-cultural irnportance that
has amateur theater at this location. Ciose contact with this reality sparked
interest in the disclosure of a practice promotes quality of life of children and
popuiations.
The bridges between the cultural associations and education were the subjects
of research in an attempt to propose ways to integrate the theater in education.
The quality of education is enhanced by binding to art and culture and society
has the opportunity to participate in decision rnaking at school, through support
of theater and drama, rnaking them something more than isolated experiences.
A reflection and testimony of the respondent group were the guiding thread to
find answers and effects on the paradigm shift of school, making training to be
the priority over the transmission of knowledge. Mestrado em Ciências da Educação