Autor(es):
Roca, Maria Eugênia C. de la
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3834
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação pré-escolar; Educadores de infância; Técnicas pedagógicas; Desenvolvimento profissional
Descrição
No presente trabalho, analisamos através das respectivas narrativas, a
formação e ação de dois diferentes grupos de Educadores de Infância,
um brasileiro e um português. A formação e o exercício profissional
serão analisados no contexto de dois jardins de infância, no Rio de
Janeiro (público) e em Aveiro (semi-privado/Instituição Privada de
Solidariedade Social). Selecionamos Brasil e Portugal devido às
semelhanças das circunstâncias em que as respectivas práticas
profissionais/pedagógicas ocorrem: língua, tradições, modos similares
do fazer em Educação de Infância. Analisamos as opiniões das
educadoras, todas a exercer a profissão há mais de cinco anos,
visando esclarecer as singularidades e aspectos em comum na
formação e na prática profissional dessas docentes de ambos os
países. Além disso, almejamos elucidar as dificuldades, tensões e
questões que forjaram o respectivo percurso, em ordem a identificar a
forma como gerem o conhecimento acadêmico e o conhecimento
baseado na experiência, e a sua própria prática pedagógica, e (em
ordem) a analisar as relações que promovem com as crianças, as suas
famílias e outros agentes educativos envolvidos. Finalmente,
pretendemos refletir sobre o modo como as educadoras lidam com as
mudanças em curso neste mundo globalizado, com as transformações
sociais e econômicas, com os novos meios de informação e produção
do conhecimento, assim como com as alterações nos valores e
costumes do universo multicultural dos nossos dias. In this thesis, we analyse through their narratives, the training and
acting of two different groups of Early Childhood Teachers (ECT),
Brazilian and Portuguese. Training and professional performance will be
analyzed in the context of two kindergarten schools, one in Rio de
Janeiro (public), one in Aveiro (semi-private). We have selected Brazil
and Portugal because of the resemblance of current circumstances in
which the professional/pedagogical practice takes place: language,
traditions, similar ways of doing things in ECE. Analysing opinions by
ECTs, all working for more than five years, we intend to clarify
commonalities and singularities in training and professional practice of
those ECTs from both countries. Moreover, we intend to highlight the
difficulties, tensions and questions that have forged the routes of the
ECTs, in order to identify the way in which they manage academic and
experience-based knowledge, and their own pedagogical practice, and
to analyze the relationships they promote with children, their families
and other educational agents involved. Finally, we intend to reflect on
how ECTs deal with the changes going on in this globalized world, with
social and economic transformations, with new media for information
and knowledge production, as well as with the changes in values and
ways of living in today’s multicultural universe. Doutoramento em Ciências da Educação FCT Departamento de Educação - Universidade de Aveiro; Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento - Universidade de Aveiro 273/94 FSE
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos; Corsino, Patrícia