Autor(es):
Pereira, Susana Isabel dos Santos Viegas
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3806
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da língua materna; Língua portuguesa; Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo; Compreensão da leitura
Descrição
A presença da língua portuguesa no Ensino Básico tem vindo a ser encarada
cada vez com mais interesse, dado esta desempenhar um papel
extremamente importante na formação dos alunos, especialmente se se tiver
em conta a sua transversalidade.
A operacionalização da transversalidade da língua portuguesa através do
processo de ensino/aprendizagem envolve a área curricular disciplinar do
mesmo nome e todas as outras áreas curriculares, disciplinares e não
disciplinares.
Neste contexto, reveste-se de particular interesse o desenvolvimento de
competências em compreensão na leitura, devido à sua relevância na vida
escolar e extra-escolar.
Tendo em conta o facto de que as representações dos sujeitos neles
envolvidos condicionam o êxito dos processos, pareceu-nos importante
determinar as representações de alunos sobre a operacionalização da
transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de
competências em compreensão na leitura no âmbito do processo de
ensino/aprendizagem.
Recorrendo a um questionário aplicado a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico,
procedemos à identificação e caracterização das suas representações sobre
esta problemática.
A partir das conclusões do nosso estudo, apresentamos algumas sugestões
pedagógico-didácticas que ambicionam promover a transversalidade da língua
portuguesa e a sua operacionalização associada ao desenvolvimento de
competências em compreensão na leitura. The teaching of Portuguese as a mother tongue in compulsory education
conveys enormous attention, because of the important role it holds in the
development of citizenship.
Obviously, this process involves both the Portuguese class and all the other
subjects in the curriculum of basic education in Portugal.
Developing competences in reading comprehension is a key-feature in this
context, because of their importance for success at school and life in a modern
society.
As the conceptions of the subjects involved in these processes seem to
determine their success, we decided to identify the conceptions of pupils about
the transversal nature of Portuguese and its implementation at school in
relation with the development of competences in reading comprehension.
In our study, we used a questionnaire applied to all the 6th grade pupils in a
Portuguese school.
Our conclusions allowed us to formulate some recommendations concerning
the teaching of Portuguese as a mother tongue in a transversal perspective
leading to the development of reading comprehension competences. L’enseignement du Portugais Langue Maternelle devient de plus en plus
important au sein de la scolarité obligatoire au Portugal, vu le rôle joué par la
maîtrise de la langue maternelle dans la formation du citoyen.
Il va de soi que ce processus concerne la classe de Portugais, mais qu’il trouve
aussi sa place dans les classes de toutes les autres matières scolaires.
Dans ce cadre, le développement de compétences en compréhension écrite
mérite sans doute une place spéciale, dû à leur importance pour le succès
scolaire et la vie dans une société moderne.
Tenant compte du fait que le succès d’un processus depend, en partie, des
représentations des sujets impliqués, on a entrepris d’identifier les
représentations d’élèves sur la transversalité de la langue portugaise et sa
promotion liée au développement de compétences en compréhension écrite.
Dans ce but, on a eu recours à un questionnaire passé à tous les élèves de
septième d’une école portugaise.
Nos conclusions nous ont permis de formuler quelques recommandations
visant une approche transversale de l’enseignement du Portugais Langue
Maternelle et le développement de compétences en compréhension écrite. Mestrado em Didáctica de Línguas - Português Língua Materna