Detalhes do Documento

Utopia, ciência e comunicação: o contributo para o jornalismo

Autor(es): Ribeiro, Filipa Susana Martins cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3804

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Comunicação da informação; Informação científica e técnica; Divulgação científica; Jornalismo científico


Descrição
O quê? Quando? Onde? Quem? Como? Porquê? Estas são as perguntas básicas a que o jornalismo tem tentado, desde sempre, responder. Contudo, se partirmos do princípio de que o jornalismo de ciência é uma forma de conhecimento, torna-se evidente a necessidade de reforçar as perguntas «como?», «porquê?» e «para quê?». Isto significará que o objectivo final do exercício do jornalismo de ciência é o conhecimento, existindo, pois, uma íntima relação entre comunicação, conhecimento e emoção. Proponho uma abordagem do processo de comunicação que passa também por conhecer, conter e organizar de uma forma emocionante, comovente e comovedora, isto é, proponho uma comunicação de ciência que seja “emoção em movimento”. Tento ainda compreender a natureza da relação que vincula criatividade e utopia, sugerindo que esta é uma relação de influência intimamente correlacionada com o percurso emoção – conhecimento – acção. Por outro lado, exploro as formas de alcançar conhecimento novo através da comunicação, em que a utopia surge como força de motivação para esse conhecimento novo e para a mudança. Por fim, apresento a comunicação como forma de aperfeiçoamento espiritual. Nesse sentido, recorrerei a uma outra dimensão que acredito estar contida no conceito de utopia: a utopia como o lugar do desafio, superando mesmo a ética tradicional por não se limitar à relação entre o ser e o dever ser, mas também entre o ser consigo próprio e o outro. What? When? Where? Who? How? Why? These are basic questions that journalism has always tried respond. However, if we assume that science journalism is a form of knowledge, it becomes evident the need to strengthen the questions "how?", "Why?" And "why?". This will mean that the ultimate aim of the exercise of science journalism is knowledge. Therefore, there is a close relationship between communication, knowledge and emotion. I propose an approach to this process, presenting science communication as a process of "emotion in motion." It is also demonstrated the nature of the relationship that links creativity and utopia, suggesting that this is a relationship of influence closely correlated to the path that goes through emotion - knowledge - action. Furthermore, I explore the ways to achieve new knowledge through communication and I propose a notion of utopia as a motivating force for this new knowledge and change. Finally, I present the communication as a mean of spiritual improvement. In this sense, it is use another dimension which I believe is contained in the concept of utopia: utopia as a place of challenge, surpassing even the traditional ethics. This work also introduces what could be construed as a new paradigm of science - the contemporary science - as a result of the contribution of utopia (in its operational dimension and not as a cause for a defined purpose) to science. The relationship between utopia and science is further analyzed using a questionnaire survey to the international scientific community, portraits and interviews with scientists and science journalists. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Vieira, Fátima; Gil, Víctor
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia