Author(s):
Lopes, Ilda Maria Ferreira do Couto
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3803
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Metodologia de ensino; Ensino da matemática: Ensino básico 3º ciclo: Trás-os-Montes; Desenvolvimento dos currículos; Motivação para a aprendizagem
Description
Este trabalho debruça-se sobre as práticas de Ensino de Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico
tendo como principal foco de investigação as práticas de ensino da professora investigadora. O
estudo empírico foi realizado em três turmas de 9º ano, da professora investigadora, de Abril a
Junho de 2005, numa Escola da região de Trás-os-Montes (designada por Escola A). O trabalho
realizado pela professora investigadora com alunos dessas turmas (no 7º em 2002/03, no 8º ano em
2003/04 e no 9º ano até Abril de 2005) constituiu o contexto precursor do estudo.
O planeamento, desenvolvimento e reflexão sobre as práticas desenvolvidas foram realizados de
forma colaborativa entre a professora investigadora e a critical friend, professora de Matemática a
leccionar Matemática a turmas de 9º ano, numa outra Escola, da mesma região de Trás-os-Montes
(designada por Escola B). A gestão curricular orientada por pressupostos legais em vigor e por
resultados da investigação em Educação e Didáctica da Matemática foi realizada considerando o
conhecimento informal e tácito de cada aluno; visou maximizar a aprendizagem matemática de
todos os alunos em cada turma mas tendo a preocupação subjacente de proporcionar experiências de
aprendizagem diversificadas de forma a favorecer todo o tipo de estilos de aprendizagem.
O problema de investigação foi formulado a partir da seguinte questão:
Como articular os esforços realizados e desenvolvidos pelo professor na sala de aula, de forma
coerente e exequível, para promover aprendizagens significativas nos alunos, nomeadamente no
domínio da Geometria?
Face ao problema de investigação foram abordadas e estudadas as questões de investigação
seguintes:
1. Quais são as características da experiência matemática proporcionada e qual é a sua relação com
o que os alunos aprenderam?
2. Quais as características da avaliação implementada enquanto processo regulador das
aprendizagens?
3. Qual a relação entre as tarefas de aprendizagem planificadas e as experiências de aprendizagem
matemática proporcionadas?
4. Qual o papel das conferências com a critical friend (no desenvolvimento das experiências
matemáticas proporcionadas) na gestão curricular?
Este trabalho seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa baseado num estudo
de caso, com uma vertente de investigação-acção, a partir de uma abordagem curricular em
Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico: a da professora investigadora. A observação participante e
uma grande diversidade de documentos recolhidos (tarefas iniciais e reformuladas, cópias de
relatórios, diários de bordo, transcrições das gravações áudio das conferências, etc.) constituíram as
principais fontes de dados. Também foram considerados dados provenientes de instrumentos mais
quantitativos, como de testes e de questionários.
A análise de dados tomou como base a unidade de tempo de meio bloco de aulas (45 minutos) e as
fases didácticas de realização de tarefas numa escala de investigação meso de forma a respeitar o
trabalho na sala de aula e a sua complexidade. A triangulação de diversas fontes de dados permitiu
apresentar: i) a experiência matemática proporcionada a partir das tarefas implementadas e os
diferentes papéis assumidos pelo professor, pelos pequenos grupos de alunos ou pelo grupo turma;
ii) as práticas avaliativas onde foram evidenciadas as diferentes formas de avaliação formativa e o
feedback distribuído; iii) o envolvimento induzido e promovido nos alunos relativamente à sua
aprendizagem matemática; iv) o papel crucial da critical friend na abordagem curricular em foco. A
partir dos testes de competências e do questionário acerca do ensino, da avaliação e do modo de
estudar dos alunos (QEAME) foi possível identificar os ganhos e o impacte desta abordagem
curricular no desenvolvimento dos três tipos de constelações de competências e as percepções dos
alunos relativamente à mediação realizada pela professora investigadora relativamente ao ensino,
aprendizagem e métodos de estudo, respectivamente; a Listagem Dinâmica de Perguntas permitiu
aumentar a consciência acerca dos itens trabalhados em sala de aula.
A principal conclusão deste estudo é de que é possível implementar um currículo que desenvolva e
favoreça a aquisição e desenvolvimento de competências na Geometria (desde as mais elementares
até às de nível superior – nas diferentes constelações de reprodução, de conexão e de reflexão) onde
o trabalho colaborativo entre os professores é fundamental na gestão e desenvolvimento
curriculares. Como implicações para a investigação educacional em matemática surge a necessidade
de se fomentar estudos investigacionais descritivos e holísticos em salas de aulas normais sobre as
opções e razões das práticas de ensino, das actividades de aprendizagem e das diferentes formas de
avaliação. This work focuses on teaching practices of Geometry on Basics Education having as main
investigation focus the several teaching practices used by a teacher. This empiric study was
produced in three classes of the ninth grade enrolled by the researching teacher, from April to June
of 2005, in a school from the ‘Trás-os-Montes’ region (designed A school). The work produced by
the researcher teacher in the classes (7º - 2002/03, 8º - 2003/04 and 9º year until April 2005)
constituted the background for the development of this study.
The development, planning and reflection of the developed practices were made in a collaborative
way between the research teacher and a critical friend, Maths Teacher teaching ninth grade classes
in the same region ‘Trás-os-Montes’(designed B school). The curricular management was done
according to the legal presuppositions and by the research results from Maths Didactics and
Education. This process took into account what the teacher knows about each student, having as aim
to maximize the experiences of learning Mathematics for all students involved. The concerns were
to diversify the mathematics learning experiences in order to take in account all type students
learning styles.
The investigation problem considered was:
How to articulate all the efforts made by the teacher in the classroom, in the most coherent possible
way in order to promote significant learning achievements for the students namely in Geometry
approach this problem it was formulated the following research questions:
1. What are the characteristics of a mathematical experience and its relation with what the
students have learnt?
2. What are the characteristics of the assessment methods while regulator of the learning
achievements?
3. What is the relation between the planned learning tasks and the experiences of learning
maths?
4. What is the role of the several discussions with the critical friend (made possible by the
development mathematical experience) in the curricular management?
This work followed a research methodology of quality nature based on a case study from a
curricular approach to geometry in 3º cycle of Basics Education: The approach of the research
teacher. The participant observation and the data collection of several documents (initial and
reformulated tasks, report copies, journals, audio recordings of discussions, etc.) constituted the
main source of data. Moreover it was also considered data produced from answers to tests and
questionnaires.
The data analysis took as base the time unit a class of 45 minutes as well as the didactics phases for
the realization of several tasks in a meso-scale research in order to identify the work developed in
the classroom and its complexity. The triangulation of several data sources allowed the research
teacher to present: i) the mathematical experience provided through implemented tasks and the
different roles assumed by the teacher, small groups of students or by the whole class; ii)
Assessment practices where it is shown different evaluation processes and feedback; iii) the induced
involvement of the students concerning their mathematical learning experience; iv) the crucial role
of the critical friend in the respective curricular approach. From competences and abilities tests and
also from QEAME questionnaire it was possible to identify the achievements and the impact that
this curricular approach had on the development of the three different types of student competences
and perceptions relatively to the research teacher mediation. The Dynamic List of Questions asked
by the students allowed the teacher-researcher increase the student awareness of the topics worked
in classroom.
The main conclusion of this study is that is possible put in practice a curriculum that develop and
allow the acquisition and development of Geometry competencies (basics - reproduction
constellation and high level competencies - through to the connection and reflection constellations)
where the collaborative work among teachers is important in the curriculum management and
development. This study point out as implication for the mathematics education research the needs
to improve descriptive and holistic research studies inside real classrooms about the teaching
practices, learning activities and the diversity of assessment methods, justifying the teacher options
and reasons. Doutoramento em Didáctica FCT; FSE