Author(s):
Marecos, Carlos Fernando da Silva
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3797
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Música; Estética musical; Análise musical; Música instrumental; Música vocal
Description
A presente tese apresenta-se num formato bipartido, sendo a primeira parte
uma investigação teórica e a segunda parte um conjunto de composições
originais que procuram estabelecer, directa e indirectamente, uma relação com
a temática investigada.
A investigação incide sobre as diferentes relações que se podem estabelecer
entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, a partir de um conjunto
representativo de obras de diferentes compositores. As obras originais da
segunda parte configuram um objecto final de análise e reflexão. As
composições que integram a segunda parte da tese são: Inês – sete
miniaturas sobre A Castro, para soprano e orquestra, sobre excertos de
“Castro”, de António Ferreira; Um sino contra o tempo, para flauta, clarinete,
percussão e piano; Terra, para orquestra de cordas; Dor e Amor, para voz,
flauta, clarinete, percussão, harpa, piano, violino, viola e violoncelo, sobre
poemas de Nuno Júdice; e Ode a Gaia, para soprano solo, coro misto e
electrónica, a partir de textos de diversos autores e épocas, desde Homero a
Fernando Pessoa.
Esta investigação surge a partir da convicção de que é possível e enriquecedor
para a composição a coexistência e o estabelecimento de uma relação entre
estruturas que valorizam as qualidades dos intervalos que as constituem e
estruturas de tipo espectral. Se o pensamento intervalar pode ser relacionado
com princípios de estruturação ligados a toda uma tradição musical, desde a
música modal, à tonal e à atonal, o pensamento espectral relaciona-se com o
estudo do fenómeno sonoro e do timbre e é integrado mais tardiamente no
séc. XX como um possível modelo estruturante na composição.
A investigação sobre as obras seleccionadas, sobretudo de compositores que
colocam o fenómeno da percepção num plano central, procura diferentes
interacções entre os dois tipos de estrutura, interrogando-se sobre em que
medida é que essa interacção influencia ou é mesmo determinante para o
resultado musical final.
São analisadas diferentes aplicações, tais como: a procura de qualidades
acústicas na criação de estruturas intervalares, a criação de timbres
particulares para linhas estruturantes, a manipulação tímbrica de estruturas
verticais, a inter-relação de camadas intervalares e espectrais na textura
musical de forma sincrónica e diacrónica, e o surgimento de material intervalar
a partir de estruturas espectrais.
Os principais resultados passam pela confirmação de que o pensamento
intervalar é compatível com o pensamento espectral e vice-versa, podendo-se
concluir que são essenciais diferentes funções para os dois tipos de estrutura
na textura musical e que quer as estruturas intervalares quer as espectrais se
relacionam com diferentes aspectos da percepção, tendo, assim, uma
influência determinante no resultado musical final, na eficácia da escuta e na
sua fruição. This thesis is presented in two different parts, the first part being on theoretical
investigation and the second part a set of original compositions related, directly
and indirectly, to the theme under investigation.
The research examines the different relationships that can be established
between interval structures and spectral structures, from a representative set of
works by different composers. The original compositions in the second part are
also the object of analysis and reflection. Those compositions are: Inês – sete
miniaturas sobre A Castro, for soprano and orchestra, based on excerpts of
"Castro", by António Ferreira; Um sino contra o tempo, for flute, clarinet,
percussion and piano; Terra, for string orchestra; Dor e Amor, for voice, flute,
clarinet, percussion, harp, piano, violin, viola and cello, based on poems by
Nuno Júdice; and Ode a Gaia, for solo soprano, mixed chorus and electronics,
based on texts from various authors and epochs, from Homer to Fernando
Pessoa.
This research arises from the belief that the coexistence and the relationship
between structures that value the qualities of the intervals and spectral type
structures are both possible and enriching for composition. If the intervalicism
can be related to structuring principles near the musical tradition, from tonal to
atonal music, the spectral way of thinking is related to the study of sound
phenomenon and timbre, integrated later in the twentieth century as a structural
model in composition.
The examination of selected works, mostly by composers who give a central
importance to the phenomenon of perception, studies different interactions
between the two types of structure and examines how this interaction
influenced or determined the final musical outcomes.
Thus, different applications are evaluated, such as: seeking the acoustic
qualities in interval structures, the creation of special timbres for structuring
lines, the timbre manipulation on vertical structures, the interrelation in the
musical texture of intervallic and spectral layers in a synchronic and diachronic
way, and the emergence of intervallic material from spectral structures.
The main results confirm that intervallic thinking is compatible with spectral
thinking and vice versa. It can be concluded that different functions and
hierarchies are essential for the two types of structure to co-exist in musical
texture, and that both structures are related to different aspects of our
perception and therefore have a decisive influence on the final musical
outcome, the perception process and in musical enjoyment. Doutoramento em Música FCT