Author(s):
Soares, Carlos Manuel
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3767
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ordenamento do território; Planeamento urbano; Infraestruturas; Mobilidade; Crescimento urbano; Desenvolvimento sustentável; Transportes urbanos
Description
As cidades debatem-se nos dias de hoje com problemas crescentes de congestionamento
de tráfego rodoviário, em consequência da utilização incomensurável do transporte
individual (TI), e da ausência de uma política integrada entre transportes e usos do solo.
A utilização cada vez mais frequente do TI e a diminuição da utilização do transporte
público, tem consequências negativas, como sejam o ruído, o tempo desperdiçado e a
poluição atmosférica, com o consequente aumento das emissões de gases com efeito de
estufa (GEE). Este problema, está assim na ordem do dia, porquanto existem questões
que se relacionam com o consumo de energia, o respeito pelo Protocolo de Quioto, a
questão das alterações climáticas, e o aumento sucessivo dos preços dos combustíveis
aliado à sua futura escassez, que torna este problema, um assunto de premente
resolução.
Foi efectuada uma abordagem às distintas fases do processo de urbanização, incidindo
na dicotomia entre as relações transportes e o desenvolvimento urbano, contextualizando
os diferentes modos de transporte e os usos do solo, e a relação entre a forma urbana e a
sustentabilidade.
De seguida analisou-se as distintas formas de organização de um território e de que
modo o modelo territorial da área escolhida para estudo de caso dá resposta às mais
diversas solicitações que lhe são feitas.
Posteriormente, examinou-se o modo como o território se encontra organizado e como
esse modelo territorial contribui para os desígnios do desenvolvimento sustentável,
assente nos seus três pilares fundamentais (economia, social e ambiental).
Tornou-se necessário abordar o Ordenamento do Território na Área Metropolitana de
Lisboa, analisando para tal o seu modelo territorial, e de que forma esse modelo
territorial traz consequências para o Concelho de Vila Franca de Xira de modo
particular. Para tal, é analisado o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área
Metropolitana de Lisboa, nas suas directrizes e normas e de que forma as mesmas são
incorporadas no Plano Director Municipal do Concelho de Vila Franca de Xira, quer ao
nível dos transportes, quer ao nível dos usos do solo.
Estudou-se o caso concreto do Município de Vila Franca de Xira, efectuando uma
caracterização da evolução da ocupação do seu território, à evolução da população
residente, um diagnóstico dos sistemas de transporte e dos padrões de deslocação e
mobilidade, e a forma como é efectuada a articulação entre os transportes e os usos do
solo.
Deste estudo, resultaram um conjunto de propostas e medidas de actuação municipal ao
nível das interacções entre transportes e usos do solo, susceptíveis de virem a ser
implementadas de forma a reforçar e melhorar a articulação entre estas duas
componentes fundamentais para o ordenamento do território.
Com base no trabalho desenvolvido, conclui-se que, para haver uma articulação entre
transporte e usos do solo, é necessário que haja: i) uma maior articulação entre o
crescimento urbano e o transporte público de passageiros, através de uma coordenação
entre os diversos agentes intervenientes no território; ii) uma maior preocupação na
necessidade de servir os principais geradores/atractores de tráfego através de transporte
público e modos alternativos ao automóvel; iii) e uma maior compactação do
crescimento da cidade e da contenção da dispersão territorial. Cities are struggling these days with increasing problems of traffic congestion as a
result of immeasurable use of individual transport (IT) as well as the absence of an
integrated policy between transports and land uses. The increasingly frequent use of the
IT, and the reduced use of public transports, has negative consequences such as noise,
wasted time and air pollution, with a consequent increase in greenhouse gas emissions
(GGE). This problem is well on the agenda because there are issues that relate to
energy consumption, compliance with the Kyoto Protocol, the climate change issue and
the successive increase in fuel prices coupled with its future scarcity, which makes this
problem a matter of urgent resolution.
An approach was made to the different stages of the urbanization process, focusing on
the dichotomy between the relationship - transport and urban development,
contextualizing the different transport modes and land uses, and the relationship
between urban form and sustainability.
Then, we analyzed the different forms of organization of a territory and how the
territorial model of the chosen area for the case study is in response to several requests
made to it.
Subsequently, we examined how the territory is organized and how this model
contributes to the territorial purpose of sustainable development based on its three
pillars (economical, social and environmental).
It became necessary to address the Land Use Planning in the Lisbon Metropolitan Area,
looking for its territorial model, and how it has implications for the Municipality of
Vila Franca de Xira, in a particular way.
To this end, we investigated the Regional Plan of Territorial Planning of the
Metropolitan Area of Lisbon, in its guidelines and standards and how they are
incorporated into the Municipal Master Plan of the Municipality of Vila Franca de Xira,
both in terms of transport, and the level of land use.
We studied the case of the Municipality of Vila Franca de Xira, making a
characterization of the evolution of the occupation of its territory, of the changing
population, as well as a diagnosis of transport systems and movement and mobility
patterns and also how the relationship between transport and land uses is done.
This study resulted in a series of proposals and measures of municipal performance in
terms of interactions between transport and land uses, which may come to be
implemented so as to strengthen and improve coordination between these two
important components of planning.
Based on the developed work, we can conclude that in order to create a link between
transportation and land use, there must be: i) a greater coordination between urban
growth and public transport of passengers, through coordination between the various
agents within the territory, ii) a greater concern on the need to serve the main
generators / attractors of traffic through public transport and alternative modes to the
car, iii) and a greater compression of city growth and the containment of territorial
dispersion. Mestrado em Planeamento Regional e Urbano